sábado, 29 de outubro de 2011

ENSAIO DO AUTO JESUS MENINO DE AMARANTE


O Menino Está Dormindo

Natal

O menino está dormindo 
Nas palhinhas despidinho 
Os anjos lh´estão cantando 
Por amor tão pobrezinho

O menino está dormindo 
Nos braços da virgem pura 
Os anjos lh´estão cantando 
Hossana lá na altura

O menino está dormindo 
Um sono de amor profundo 
Os anjos lh´estão cantando 
Viva o Salvador do Mundo








ENSAIO DE HJ DO AUTO JESUS MENINO DE AMARANTE NA ESCADARIA DA COSTA E SILVA. COM VISUAL DESSE O PRAZER DE ENSAIAR SE MULTIPLICAR. A CADA NOVO ENCONTRO NOVOS ACERTOS E VISLUMBRAMENTO. VAI SER UM SUCESSO E NOSSA IDEIA E CRIAR A TRADIÇÃO DE FRATERNIZAR COM OS OUTROS CIDADÃOS, AS CIDADES PRECISAM VALORIZAR E ESTIMULAR A PAZ DE SUA POPULAÇÃO, É UMA ATO DE AMOR AO PRÓXIMO E AO MEIO AMBIENTE POIS OS FIGURINOS SERÃO CRIADOS POR NÊGA ANA E DANILO COSTA TODOS DE MATERIAL RECICLÁVEL... POR TANTO DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2011 A ESCADARIA DA COSTA E SILVA, SARÁ PALCO DO EVENTO DE PAZ E UNIÃO DA POPULAÇÃO AMARANTINA.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PIAUÍ TERRA QUERIDA, FILHA DO SOL DO EQUADOR


Hino do Piauí
(Letra: Antonio Francisco Da Costa e Silva/ Música: Firmina Sobreira Cardoso)

Salve! terra que aos céus arrebatas
Nossas almas nos dons que possuis:
A esperança nos verdes das matas,
A saudade nas serras azuis.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação!

Desbravando-te os campos distantes
Na missão do trabalho e da paz,
A aventura de dois bandeirantes
A semente da Pátria nos traz.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação
Sob o céu de imortal claridade,
Nosso sangue vertemos por ti,
Vendo a Pátria pedir liberdade,
O primeiro que luta é o Piauí.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação

Possas tu, no trabalho fecundo
E com fé, fazer sempre melhor,
Para que, no concerto do mundo,
O Brasil seja ainda maior.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação

Possas Tu, conservando a pureza
Do teu povo leal, progredir,
Envolvendo na mesma grandeza
O passado, o presente e o porvir.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

AUTO JESUS MENINO DE AMARANTE


AUTO JESUS MENINO DE AMARANTE. 
25 DE DEZEMBRO DE 2011 ÁS 17H NA ESCADARIA DA COSTA E SILVA.


Descrição:
               O Auto Jesus Menino de Amarante é uma ação que tem a proposta de misturar arte, consciência ecológica, envolvimento comunitário e turismo cultural num grande acontecimento artístico de rua. A montagem será o resultado das ações culturais desenvolvidas pela Associação de Moradores do Bairro Escalvado que por mais de dois anos promove através do Ponto de Cultura Música para Vida da cidade de Amarante, espetáculos, aulas de dança, teatro e violão, sala de leitura comunitária e a prática em eventos culturais de rua como no caso do “Calçadão Cultural” que transformou as calçadas do centro histórico da cidade em um palco para artes cênicas, música, poesia, venda de comidas e bebidas típicas, construindo um novo sentido e função para espaços públicos da cidade.
             O Auto de Natal de Amarante terá como um dos objetivos a valorização de espaços públicos e, portanto terá como cenário a “Escadaria Da Costa e Silva”, uma construção datada de 1950 e que desde então se tornou referência turística do Piauí, com quase 200 degraus que servirão de palco para a apresentação do Auto de Natal. Tendo em vista que temos no Piauí uma crescente produção de espetáculos que contam a Paixão de Cristo, idealizamos uma ação que valoriza o espírito fraterno existente no Natal.
              Somos da Associação de Moradores do Bairro Escalvado e coordenamos um Ponto de Cultura na cidade. Temos projetos de Teatro, Dança e Violão e agora pretendemos aliar questões como  desenvolvimento sustentável e reciclagem, mostrando através da arte, a importância da adoção de práticas que vissem a mudança de comportamento pessoal,social e de consumo a partir do figurino que serão todos reciclados e produzidos por artistas de nossa terra. O Auto Menino Jesus é uma criações que vai envolver o Ponto de Cultura, Escolas Públicas, Escolas Privadas, a Prefeitura da Cidade e Igrejas de Diferentes Religiões possibilitando a união de vários grupos O roteiro do espetáculo produzirá espaço igualitário neste sentido, por exemplo: A Igreja Batista de Amarante tem um coral que já trabalha junto a cerca de seis anos e que terão no espetáculo espaço para incluir sua música. O Educandário Menino Jesus ficará responsável pelo elenco infantil, que no musical representará os animais do presépio com uma coreografia e figurino bem humorado, ou seja, as parcerias são feitas dentro das possibilidades de cada um e o processo de construção do espetáculo se dará de forma coletiva onde cada parceiro tem liberdade de criação e encontrarão no espetáculo um momento cultural e fraterno que certamente faz-se necessária no cotidiano de qualquer cidade, pois é um exercício de paz e cidadania.


Objetivo:

Criação e apresentação do “Auto Menino Jesus de Amarante” uma montagem coletiva que envolve crianças, jovens e adultos com dança, teatro, música, coral, banda de instrumentos musicais e cultura popular. Um espetáculo moderno e criativo que será apresentado em pleno festejo da cidade no dia 25 de dezembro às 17h na Escadaria Da Costa e Silva que fica localizada no centro da cidade e é uma atração turística do Piauí com as características perfeitas para apresentar um trabalho que pretende envolver cerca de 100 pessoas entre elenco e produção.
Nosso principal objetivo é despertar o interesse pelo trabalho coletivo, exercitar a paz e elevar o espírito fraterno na população. Aproveitando o fluxo de pessoas presentes nesse período que compreende o festejo da cidade de 23 a 31 de dezembro. Além  de valorizar a arquitetura e grandiosidade da Escadaria Da Costa e Silva que é tombada pelo patrimônio cultural e é sem dúvida uma grande e bela obra do Estado.

Justificativa:

Amarante é um município brasileiro do Estado do Piauí que fica localizado a 169 km de Teresina tem população estimada de 19.067 habitantes e possui uma área de 1336,8 km² fica à beira do rio Parnaíba, fazendo divisa com a cidade de São Francisco do Maranhão tem potenciais turísticos inexplorados e pouco valorizados. A cidade é banhada pelos rios Parnaíba, Canindé e Mulato é rodeada de montanhas e cachoeiras e também abriga o Mimbó uma comunidade quilombola formada por negros fugidos do Quilombo dos Palmares além de ser a terra natal do poeta Da Costa e Silva que fez a letra do hino do Piauí. Isso tudo justifica a montagem coletiva e apresentação do Auto Jesus Menino que trás grande influencia no desenvolvimento turístico-cultural da cidade.

Amarante foi por muitos anos referencia da cultura piauiense é de lá a origem de manifestações como “Cavalo Piancó” “Pagode do Mimbó” e foi por muitos anos referência nacional nesse quesito. Por falta de incentivo e apoio a cidade acabou perdendo suas referencias e efervescência cultural e busca atualmente movimentar o cenário cultural no sentido de promover a cultura da cidade. A montagem do Auto Jesus Menino mobiliza diversos profissionais e voluntários, também mistura a tradição e criatividade pois é uma montagem moderna que conta a história do nascimento de Jesus. No momento em que no Piauí estão sendo valorizados os espetáculos populares que contam a Paixão de Cristo, revelando um momento de sofrimento e selvageria na história da humanidade. O Auto Jesus Menino busca valorizar outro momento importante do maior homem da história. No momento em que no Piauí temos uma campanha de combate maciço às drogas, o musical possibilita também atividades artísticas no processo de criação e montagem, de forma a oferecer atividades que fortaleçam a relações coletivas e artísticas aos jovens e adolescentes do nosso Estado.

Começamos o processo com a elaboração do roteiro que será diferente dos Autos de Natal tradicionais que, focam geralmente apenas o nascimento de Cristo com a anunciação, a perseguição do Rei Herodes, o nascimento e a visitação dos Reis Magos. No Auto Jesus Menino de Amarante, focamos também a infância do Menino Jesus, seus primeiros anos vividos como qualquer outra criança com seus amigos, até a realização dos primeiros milagres. A fonte de pesquisa são os evangelhos tradicionais e também, o conhecido "Evangelho da Infância de Jesus", de São Tomé Israelita, que nos mostra um menino Jesus humano, que tinha coleguinhas, brincava. Humano como nós. 

A montagem é grandiosa com quase 100 artistas no elenco.

Musica é executada ao vivo com participação da Banda Nova Euterpi (Banda de Musica da Prefeitura), Coral do Senhor (Igreja Batista), e alunos de Violão do Ponto de Cultura.

Atores são do Grupo de Teatro Polivalente, do Grupo de Teatro da Paróquia Amarantina e da Turma de Teatro do Ponto de Cultura,
Os figurantes serão da Escola CEAPI Amarantina, e da comunidade estudantil, o elenco infantil é formado pelas crianças da Escola Menino Jesus
As coreografias serão executadas pela turma de Dança do Ponto de Cultura e Grupo de Manifestações Folclóricas do Bairro Cajueiro.

Tudo será pensado em mínimos detalhes, os cenários e figurinos serão criados com base em oficinas de criação com material descartável, e pensado para valorizar a Escadaria Da Costa e Silva e também contribuir com a reutilização de matéria prima, junto a isso promovemos discussões referentes a questões ecologicamente corretas e uso correto e sustentável do ambiente. As músicas as coreografias são peculiaridades que ambientam e costuram as cenas e buscam a fidelidade de época, sem perder a pureza da história e liberdade artística.


Conjunto de ações artísticas a ser realizado:

·         01 a 11 de outubro: Elaboração Coletiva do Roteiro
·         12 de outubro: Reunião com equipe de produção para elaboração do cronograma de ensaios
·         14 de outubro: Ensaios individuais, em espaços diferentes para inicio das montagens e ensaios das cenas, cada grupo ensaiando nos seus espaços sobre mesma coordenação.
·         15 a 31 de outubro: Campanha sobre ecologia, sustentabilidade e coleta seletiva de lixo para realização da oficina de figurinos e adereços.
·         01 a 05 de novembro: Oficina de Elaboração de Figurino, Cenários e Adereços com materiais recicláveis incluindo palestras e campanha nas escolas e na rádio sobre atitudes ecológicas, sustentáveis e uso correto do meio ambiente.
·         22 a 29 de novembro: Ensaios com todo elenco na Escadaria Da Costa e Silva.
·         25 a 29 de novembro: Criação do material publicitário.
·         23,24 de dezembro: Ensaio Geral com todo elenco e parte do cenário, adereços e figurinos.
·         25 de dezembro: Apresentação do Auto Jesus Menino de Amarante, na Escadaria Da Costa e Silva.


    Ficha técnica:

Realização: Associação dos Moradores do Escalvado/Organização Ponto de Equilíbrio.
Direção Geral: Selma Alves
Direção Artística: Valdemar Santos
Coordenação: Sâmia Maria
Produção: Solimar Miranda
Apoio: Tuquinha, Francisca e Maura
Oficina de criação de Figurino com Material Reciclável: Nega Ana e Danilo Costa
Fotografias: Chagas Silva
Vídeo: Bertoldo Neto

Elenco: Alunos de Dança Teatro e Violão do Ponto de Cultura de Amarante, Grupo de Teatro Polivalente, CEAPI, Educandário Menino Jesus, Dança Nova Euterpi, Coral da Ingreja Batistas, Grupo de Teatro da Igreja Católica
 

sábado, 1 de outubro de 2011

ponta pé inicial do Auto de Natal Jesus Menino


Hoje dia 01 de outubro as 9h tivemos encontro pro ponta pé inicial do Auto de Natal Jesus Menino de Amarante, o espetáculo tem contagiado pessoas e artistas.

A montagem é grandiosa com quase 100 artistas no elenco.
Musica é executada ao vivo com participação da Banda Nova Euterpi (Banda de Musica da Prefeitura), Coral do Senhor (Igreja Batista, Católica e Evangélicas), e alunos de Violão do Ponto de Cultura.


Atores são do Grupo de Teatro Polivalente, do Grupo de Teatro da Paróquia Amarantina e da Turma de Teatro do Ponto de Cultura, os figurantes serão da Escola CEAPI Amarantina, e da comunidade estudantil, o elenco infantil é formado pelas crianças da Escola Menino Jesus, as coreografias serão executadas pela turma de Dança do Ponto de Cultura e Grupo de Manifestações Folclóricas do Bairro Cajueiro.
Tudo será pensado em mínimos detalhes, os cenários e figurinos serão criados com base em oficinas de criação com material descartável, e pensado para valorizar a Escadaria Da Costa e Silva e também contribuir com a reutilização de matéria prima, junto a isso promovemos discussões referentes a questões ecologicamente corretas e uso correto e sustentável do ambiente. As músicas as coreografias são peculiaridades que ambientam e costuram as cenas e buscam a fidelidade de época, sem perder a pureza da história e liberdade artística.