sábado, 28 de dezembro de 2013

Imagens do Auto de Natal 2013, pronto.

 Esperando para entrarmos em cena



Tudo certo pra brilharmos no Palco da Escadaria Da Costa e Silva


Passando ultimos ajustes da coreografia


Já em cena na Escadaria


O ensaio com a participação do cachorro ator



Primeira leitura do texto A pequena vendedora de fósforos no Museu de Amarante


Fazendo caracterização dos artistas


Preparando a face pra cena


2014 TEM MUITO MAIS!

Feliz Vida Nova






Feliz Ano Novo.

Auto de NATAL FOI A REALIZAÇÃO DE UMA GRANDE LUTA A FAVOR DA CULTURA:

FELIZ ANO NOVO É O QUE A Associação dos AMIGOS DA CULTURA de AMARANTE deseja a todos amarantinos e amarantinas que pelo terceiro ano consecutivo prestigiou a realização do AUTO DE NATAL DE AMARANTE, uma ação coletiva que propõe misturar arte, envolvimento social e turismo cultural num grande acontecimento artístico de rua. Construindo novos sentidos e funções para os espaços da cidade como é o caso da ESCADARIA DA COSTA E SILVA que é hoje mais uma vez palco para realização de cultura.

A Associação dos AMIGOS DA Cultura de Amarante é uma entidade formada por parte da sociedade amarantina que acredita na cultura como meio de desenvolvimento para mudanças de comportamento social. O Auto de Natal de Amarante é uma criação que envolve crianças, jovens e adultos com dança, teatro e música. Nosso principal objetivo é despertar o interesse pelo trabalho coletivo, exercitando a paz e elevando o espírito fraterno da população de Amarante. Aproveitando o fluxo de pessoas presentes nesse período de festejo da cidade para valorizarmos a arquitetura e a grandiosidade da Escadaria Da Costa e Silva que é tombada pelo patrimônio cultural do Estado e um grande orgulho para população de Amarante.

Fizemos a apresentação da peça teatral A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO, montagem feita com a participação de atores amarantinos que se dedicaram por quatro meses ao estudo e composição do espetáculo, coreografias e cenas. Esse ano, tivemos a direção de cena do renomado ator e diretor de teatro Franklin Pires e as coreografias de Valdemar. A realização dessa ação se dar por empenho e dedicação da equipe de voluntários formados por Selma Alves, Bertoldo Neto Neto, Solimar Miranda, Tuquinha Oliver, Sâmia Alves, Nega Ana, Valdemar Santos, Telma Alves e Rita de Cássia. Precisamos agradecer imensamente a participação e dedicação do elenco formado por alunos dos colégios Polivalente, Luís Mendes, CEAPI e Pitágoras que estão hoje preparados para apresentarem uma emocionante história de valorização ao Espirito Natalino e assim brindar com seus talentos todos os presentes aqui.

Precisamos agradecer imensamente o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Assistência Social. As Escolas: Polivalente, CEAPI, Luís Mendes e Pitágoras. A Rádio Cultura de Amarante, A FM Cidade Azul, A Rádio Porte, Pousada El Shaday e O Posto Serra Azul, Dona Teresa.



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL. HOJE 17H NA ESCADARIA.

Feliz Natal é o que a Associação Cultural dos Amigos de Amarante deseja a todos amarantinos e amarantinas que pelo terceiro ano consecutivo prestigiar a realização do AUTO DE NATAL DE AMARANTE, uma ação coletiva que propõe misturar arte, envolvimento social e turismo cultural num grande acontecimento artístico de rua. Construindo novos sentidos e funções para os espaços da cidade como é o caso da ESCADARIA DA COSTA E SILVA que é hoje mais uma vez palco para realização de cultura.

A Associação dos Amigos da Cultura de Amarante é uma entidade formada por parte da sociedade amarantina que acredita na cultura como meio de desenvolvimento para mudanças de comportamento social. O Auto de Natal de Amarante é uma criação que envolve crianças, jovens e adultos com dança, teatro e música. Nosso principal objetivo é despertar o interesse pelo trabalho coletivo, exercitando a paz e elevando o espírito fraterno da população de Amarante. Aproveitando o fluxo de pessoas presentes nesse período de festejo da cidade para valorizarmos a arquitetura e a grandiosidade da Escadaria Da Costa e Silva que é tombada pelo patrimônio cultural do Estado e um grande orgulho para população de Amarante.

Faremos agora a apresentação da peça teatral A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO, montagem feita com a participação de atores amarantinos que se dedicaram por quatro meses ao estudo e composição do espetáculo, coreografias e cenas. Esse ano, tivemos a direção de cena do renomado ator e diretor de teatro Franklin Pires e as coreografias de Valdemar. A realização dessa ação se dar por empenho e dedicação da equipe de voluntários formados por Selma Alves, Bertoldo Neto, Solimar Miranda, Tuquinha Oliver, Sâmia Alves, Nega Ana, Valdemar Santos, Telma Alves e Rita de Cássia. Precisamos agradecer imensamente a participação e dedicação do elenco formado por alunos dos colégios Polivalente, Luís Mendes, CEAPI e Pitágoras que estão hoje preparados para apresentarem uma emocionante história de valorização ao Espirito Natalino e assim brindar com seus talentos todos os presentes aqui.  

Precisamos agradecer imensamente o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Assistência Social. As Escolas: Polivalente, CEAPI, Luís Mendes e Pitágoras. A Rádio Cultura de Amarante, A FM Cidade Azul, A Rádio Porte, Pousada El Shaday e O Posto Serra Azul, Dona Teresa, Escolas: Luís Mendes, CEAPI, Pitágoras, Polivalente. Também convidamos a todos e todas as se associarem na ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS AMIGOS DE AMARANTE e assim contribuírem com o desenvolvimento cultural de Amarante.

Portanto é com prazer a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE APRESENTA NO AUTO DE NATAL 2013 A PEÇA TEATRAL “A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS” com atores e bailarinos de AMARANTE. 
Desliguem os celulares, tenham um bom espetáculo e um FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO A TODOS AMARANTINOS E AMARANTINAS.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

AMARANTE CANTA. POIS É NATAL

O Auto Jesus Menino de Amarante já foi realizado por três anos consecutivos e é uma ação que tem a proposta de misturar arte, consciência ecológica, envolvimento comunitário e turismo cultural num grande acontecimento artístico de rua. A montagem é resultado das ações culturais desenvolvidas pela “Associação dos Amigos da Cultura de Amarante” pessoa jurídica com fins culturais e sociais e não lucrativos, que por mais de quatro anos vem promovendo: espetáculos de rua, aulas de dança, oficinas teatro, oficina de violão, sala de leitura comunitária e a prática em eventos culturais de rua como no caso do Auto de Natal e “Calçadão Cultural” que transformam as calçadas e escadarias do centro histórico da cidade em um palco para artes cênicas, música, poesia. Construindo novos sentidos e funções para esses espaços da cidade, além-claro, de envolver nas atividades, à comunidade amarantina temos como foco ações que promovam a paz e a cultural na sociedade.  Coordenamos também na cidade o projeto Cine Mais Cultura que, promove cinema para a comunidade de forma acessível.  

             




APRESENTAÇÃO DIA 25 DE DEZEMBRO AS 17H NAS ESCADARIAS "DA COSTA E SILVA".
AMARANTE-PIAUÍ-BRASIL

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AUTO DE NATAL 2013, EM PLENO VAPOR

Esse ano a Associação Cultural dos Amigos de Amarante apresenta no dia 25 de dezembro as 17h nas Escadarias Da Costa e Silva, a peça  A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, com direção do renomado diretor de teatro Franklin Pires e elenco totalmnete Amarantino.

O PROJETO RECEBEU O PRÊMIO "HELLY BATISTA" CONCEDIDO PELO GOVERNO DO ESTADO (FUNDAÇÃO DE CULTURA DO PIAUÍ)  

Esse é o terceiro ano de realização dessa tradição, que a cada ano se fortalece. Venha contribuir e se associar para o bem da cultura de Amarante, na ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS AMIGOS DE AMARANTE.

ENSAIO TERÇA FEIRA AS 15H NO MUSEU. VOCÊ AINDA PODE CONTRIBUIR. APAREÇA!





sábado, 30 de novembro de 2013

Terça as 8h da manhã no Auditório do Museu. Amarante-PI

O projeto propõe atuar nos municípios de maior incidência de casos de AIDS, em seus respectivos territórios, de forma integrada e articulada com as instâncias governamentais e não governamentais da seguinte forma: Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, por meio dos Centros de Testagem e Aconselhamento, Serviço de Assistência Especializada, Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família; Secretarias Estadual e Municipais de Educação; Secretarias Estadual e Municipais de Cultura; Casas de Apoio; movimentos sociais dentre outros necessários para o fortalecimento do projeto. Desta forma, o projeto atuará em conformidade com os princípios do SUS, efetivando a universalidade da atenção, a integralidade da assistência a saúde, o direito a equidade na saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS, de forma descentralizada, hierarquizada, sobretudo com a participação das PVHA para o controle social.   










 A população economicamente ativa no Brasil tem em média apenas quatro anos de estudo, representando assim um índice altíssimo de baixa escolaridade. Este quadro se aproxima mais ainda da população adulto/jovem, com pelo menos 20 anos de vida profissional à frente, contrariando assim as exigências no mercado de trabalho, ou seja, pessoas mais qualificadas e com maior grau de escolaridade.
Teresina é uma das capitais do nordeste que apresentou o maior crescimento vegetativo na última década, como também o aumento de diversos problemas na capital piauiense, como: aumento de vilas e favelas, marginalização, criminalidade, aumento do desemprego e a intensificação de processos migratórios.
Quanto à situação epidemiológica, no Brasil, estima-se que 630.000 pessoas vivam hoje com HIV. Destes, cerca de 250.000 não conhecem seu status sorológico. O Ministério da Saúde constatou que em 2004 apenas 28% da população havia realizado ao menos uma vez o diagnóstico do HIV. Ressalta-se ainda que, estudos revelam que para cada 10 meninas na faixa etária de 13 a 19 anos, há 8 meninos notificados com AIDS. A principal via de transmissão do vírus nas relações entre homossexuais, 39,2% do que entre heterossexuais, 22,2%.
Quanto aos dados do Piauí, de 1986 a 2009, foram registrados 2.534 (72,6%), sendo destes, 27,3%, de casos não-residentes no Piauí. Quanto à distribuição por sexo, 71,4%, são do sexo masculino e 28,5% do sexo feminino. Em relação à faixa etária, há uma concentração na faixa de 20 a 34 anos com 1.253 casos, revelando assim que as pessoas estão sendo infectadas muito jovens.
Desta forma, esta instituição se propõe desenvolver atividades voltadas para as pessoas vivendo com HIV/AIDS, sobretudo, as mulheres, juntamente com seus companheiros, quanto à prevenção posithiva, informações sobre os direitos das PVHA, direitos humanos, visando o fortalecimento das PVHA para o controle social, empoderando-os para a busca dos seus direitos, melhoria da qualidade de vida, saúde integral, cidadania, gênero, sexualidade, dentre outros. Ao final do projeto, tem-se como objetivo, a criação de núcleos da RNP+ e do MNCP nos territórios, como também grupos de adesão nos município sede, devido a inexistência destes nos municípios propostos, com exceção de Teresina.     

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DIA DE TODOS E TODAS AS NEGRAS E NEGROS. MIMBÓ-AMARANTE-PI

Em consonância com a lei 10.639/03,que torna obrigatório o ensino da Historia e da cultura africana e afro-brasileira nas instituições públicas e privadas de ensino básico. O Festival da Cultura afro-brasileira "Mimbó" torna-se um espaço que visa proporcionar e contribuir com o diálogo,a troca de experiências e vivências,buscando superar o racismo e destacando a importância na História e na Cultura do Brasil, a participação da raça negra que por tanto tempo foi silenciada e marginalizada.Além de discutir e conscientizar da importância do Dia da Consciência Negra,não só para os negros ,mas para todos os brasileiros que almejam uma sociedade verdadeiramente democrática.
 Diz Sâmia Alves (idelaizadora do projeto que fez 15 anos em 2013)