sábado, 30 de novembro de 2013

Terça as 8h da manhã no Auditório do Museu. Amarante-PI

O projeto propõe atuar nos municípios de maior incidência de casos de AIDS, em seus respectivos territórios, de forma integrada e articulada com as instâncias governamentais e não governamentais da seguinte forma: Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, por meio dos Centros de Testagem e Aconselhamento, Serviço de Assistência Especializada, Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família; Secretarias Estadual e Municipais de Educação; Secretarias Estadual e Municipais de Cultura; Casas de Apoio; movimentos sociais dentre outros necessários para o fortalecimento do projeto. Desta forma, o projeto atuará em conformidade com os princípios do SUS, efetivando a universalidade da atenção, a integralidade da assistência a saúde, o direito a equidade na saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS, de forma descentralizada, hierarquizada, sobretudo com a participação das PVHA para o controle social.   










 A população economicamente ativa no Brasil tem em média apenas quatro anos de estudo, representando assim um índice altíssimo de baixa escolaridade. Este quadro se aproxima mais ainda da população adulto/jovem, com pelo menos 20 anos de vida profissional à frente, contrariando assim as exigências no mercado de trabalho, ou seja, pessoas mais qualificadas e com maior grau de escolaridade.
Teresina é uma das capitais do nordeste que apresentou o maior crescimento vegetativo na última década, como também o aumento de diversos problemas na capital piauiense, como: aumento de vilas e favelas, marginalização, criminalidade, aumento do desemprego e a intensificação de processos migratórios.
Quanto à situação epidemiológica, no Brasil, estima-se que 630.000 pessoas vivam hoje com HIV. Destes, cerca de 250.000 não conhecem seu status sorológico. O Ministério da Saúde constatou que em 2004 apenas 28% da população havia realizado ao menos uma vez o diagnóstico do HIV. Ressalta-se ainda que, estudos revelam que para cada 10 meninas na faixa etária de 13 a 19 anos, há 8 meninos notificados com AIDS. A principal via de transmissão do vírus nas relações entre homossexuais, 39,2% do que entre heterossexuais, 22,2%.
Quanto aos dados do Piauí, de 1986 a 2009, foram registrados 2.534 (72,6%), sendo destes, 27,3%, de casos não-residentes no Piauí. Quanto à distribuição por sexo, 71,4%, são do sexo masculino e 28,5% do sexo feminino. Em relação à faixa etária, há uma concentração na faixa de 20 a 34 anos com 1.253 casos, revelando assim que as pessoas estão sendo infectadas muito jovens.
Desta forma, esta instituição se propõe desenvolver atividades voltadas para as pessoas vivendo com HIV/AIDS, sobretudo, as mulheres, juntamente com seus companheiros, quanto à prevenção posithiva, informações sobre os direitos das PVHA, direitos humanos, visando o fortalecimento das PVHA para o controle social, empoderando-os para a busca dos seus direitos, melhoria da qualidade de vida, saúde integral, cidadania, gênero, sexualidade, dentre outros. Ao final do projeto, tem-se como objetivo, a criação de núcleos da RNP+ e do MNCP nos territórios, como também grupos de adesão nos município sede, devido a inexistência destes nos municípios propostos, com exceção de Teresina.     

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DIA DE TODOS E TODAS AS NEGRAS E NEGROS. MIMBÓ-AMARANTE-PI

Em consonância com a lei 10.639/03,que torna obrigatório o ensino da Historia e da cultura africana e afro-brasileira nas instituições públicas e privadas de ensino básico. O Festival da Cultura afro-brasileira "Mimbó" torna-se um espaço que visa proporcionar e contribuir com o diálogo,a troca de experiências e vivências,buscando superar o racismo e destacando a importância na História e na Cultura do Brasil, a participação da raça negra que por tanto tempo foi silenciada e marginalizada.Além de discutir e conscientizar da importância do Dia da Consciência Negra,não só para os negros ,mas para todos os brasileiros que almejam uma sociedade verdadeiramente democrática.
 Diz Sâmia Alves (idelaizadora do projeto que fez 15 anos em 2013)