quinta-feira, 27 de março de 2014

CIRCUITO MUSICAL PALMARES

A Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) foi contemplada no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 com o espetáculo Circuito Musical Palmares. A criação foi inspirada em imagens e textos do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi, com músicas e coreografias criadas especialmente para a apresentação.

 
Foto: Kelson Fontinele

O Musical Palmares reúne cerca de 30 profissionais entre atores, bailarinos, músicos, diretores, produtores e técnicos na elaboração de um roteiro onde a história do povo negro e sua importância na cultura brasileira são contadas através de textos, coreografias e cenas em forma de musical.

Foto: Kelson Fontinele

O espetáculo circulará pelas cidades do Piauí e Maranhão com patrocínio da FUNARTE durante o mês de maio. O Circuito Musical Palmares representa a resistência da cultura afro-brasileira, mostra a preservação dessas manifestações e estabelece diálogo com o público por meio de apresentações em espaços abertos.


Estão confirmados os seguintes lugares:
TERESINA, TIMON, BARÃO DE GRAJAÚ, FLORIANO, AMARANTE, QUILOMBO MIMBÓ, SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO E SÃO LUIS DO MARANHÃO.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Lançamento da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE

É com imenso prazer que tornamos pública, hoje, dia 22 de março, a existência de mais uma Associação em Amarante: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE, um espaço que pretende contribuir de forma significativa na promoção da cultura amarantina.

Senhoras e senhores, a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE, é uma entidade sem fins lucrativos que visa à realização de atividades que favoreçam a cultura e os agentes da cultura amarantina. Portanto, toda a população poderá se beneficiar das atividades e dos projetos promovidos pela ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE.

Sabemos da importância de termos a adesão dos amarantinos na Associação, de forma a promovermos um espaço coletivo e assim possa trazer benefícios a toda cidade, em virtude de termos na ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA CULTURA DE AMARANTE formas legais que contribuirá na promoção da cultura de Amarante, proporcionando geração de turismo cultural, geração de renda e principalmente criando um espaço propício para o fortalecimento da nossa cultura.

Convocamos nesse momento, vocês que também apostam nessa forma positiva de promover nossa sociedade para junto conosco construir nossa ASSOCIAÇÃO que há cerca de três anos atrás se formou por um grupo de amigos fundadores que são: Selma Alves, Chico Neto, Valdemar Santos, Solimar Miranda, Tuquinha, Bertoldo Neto, Nega Ana, Sâmia Alves, Rita de Cássia, Telma Alves, Gustavo Carvalho, Denison Duarte, Tetê Drumond, Rose, Vicente Lustosa e Chagas Silva.


Queremos agradecer a todos que gentilmente atenderam nosso chamado e que aqui estão. Acreditamos que temos um elo que é justamente acreditar na cultura como um instrumento transformador de toda sociedade e que em vários momentos importantes na história de Amarante, a cultura foi a grande responsável pelo sucesso e projeção social da cidade.

Podemos citar como exemplo, o grande poeta Da Costa e Silva que, projetou e projeta nossa cidade para o mundo, por meio de seus poemas e livros que hoje pertencem ao acervo mundial da literatura e que coloca assim Amarante no mapa da cultura brasileira. Ou a própria beleza arquitetônica e folclórica como é o caso dos casarios que são uma das sete maravilhas do Piauí, como também, a dança do Cavalo Piancó e o Pagode do Mimbó que representam nossa cidade em estudos e pesquisas sobre o folclore do Piauí.
Já realizamos algumas atividades como: AUTO DE NATAL, TEATRO POLIVALENTE, PRODUÇÃO DE DOIS DOCUMENTÁRIOS: AUTA ROSA (A SANTA DO POVO) E OUTRO CONTANDO A VIDA DE SEU GREGÓRIO, REFERÊNCIA AMARANTINA E ARTISTA DA LITERATURA DE CORDEL CINE MAIS CULTURA (EM PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO ESCALVADO), E ESTAMOS ARTICULANDO A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS ALFABETIZANDO PARA A VIDA (NA COMUNIDADE MIMBÓ, EM PARCERIA COM SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL, E A PAIXÃO DE CRISTO ( SÃO FRANCISCO DO MARANHÃ).


Agora teremos momentos de esclarecimento sobre a participação dos associados:
1.     As Assembleias Gerais acontecerão uma vez por ano.
2.     As reuniões isoladas são referentes aos projetos que os associados queiram se envolver.
3.     Será cobrada uma anuidade no valor de 30 reais, para cada associado. Que terão futuro benefícios referente à associação.















Balé Baião de Itapipoca-CE, se apresenta em AMARANTE E NO QUILOMBO MIMBÓ

BALÉ BAIÃO DO CEARÁ, EM BREVE SE APRESENTA EM AMARANTE E NO QUILOMBO MIMBÓ...AGUARDEM COM ESSAS BELAS IMAGEM de Kelly Cristina