quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Encontro Cultural de Amarante vem se construindo.







O Encontro Cultural de Amarante já um evento consolidado e esperando na conclusão das festividades de férias que acontece em Amarante. É como se com ela tivéssemos certeza que nossas férias se acabarão e que é hora de voltar às atividades profissionais, onde muitos se despedem da cidade, temporariamente. Os alunos e professores retomam suas atividades enfim, tudo toma ser curso natural. Talvez seja esse o motivo que faz a Semana Cultural de Amarante ser esse evento tão forte e esperado pro toda região em espacial os amarantinos de férias que nessa época ocupam a cidade com muita energia, alegria e saudosismo. Principalmente pelas pessoas que encontram Amarante como um lugar fértil de cultura sempre dando destaque especial a nossa cultura popular, casarões e claro nossas pessoas que são nossa maior cultura. É sempre uma característica marcante na semana cultura esse destaque especial à cultura e as expressões amarantina. É onde a cidade se ver no palco, e assim estabelece uma parceria necessária para que a cultura permaneça forte e viva. 

Esse ano o formato da semana sofreu algumas alterações vão acontecer de 02 a 04 de agosto e justamente buscando formas viáveis de inserir mais cultura no cotidiano das pessoas. Assim sendo estruturamos uma programação que vai até o Mercado Público, Casarões, Riachos, apresentando nesses espaços, peças de teatro, música, oficinas de patrimônio imaterial, e dança. Possibilitando que assim as pessoas que trabalham, compram ou simplesmente circulam pela cidade tenham a oportunidade de assistir cultura de qualidade e que dessa forma percebam a importância de levarmos a cultura até as pessoas. 

Tem sido uma preocupação constante em nossas ações buscarmos meios de incluir as pessoas nas ações referentes à cultura, pois sabemos que a cultura sempre foi e sempre será um importante instrumento social em Amarante. Já se tornaram algo intrínseco as questões cultura e Amarante; já sabem que Amarante já é uma referência nacional em termos culturais e sendo assim somos obrigados a valoriza-la e oportunizar seu fomento, seja gerando evento, formando grupos, promovendo mostras, buscando um diálogo que seja constante e tenha via dupla, ou seja, que vá até as pessoas e volte até os gestores com as demandas e anseios culturais das pessoas que vivem a cidade.

Assim sendo a Secretaria de Cultura através da Prefeitura de Amarante tem se articulado e feito conexões no sentido de realizar uma semana em que a cultura tenha muito destaque e que as pessoas passam viver a cultura no seu dia a dia. Segue abaixo programação que ainda se encontra em construção.
PROGRAMAÇÃO SEMANA CULTURAL
DIA 02 DE AGOSTO, SHOW GOSPEL, 

DIA 03 MANHÃ: CULTURA NO MERDADO PÚBLICO
Grupo Musical Valor de PI (Teresina) 
Battali Cia.de Dança
All Street Songs
NÚCLEO De Estudos Dramáticos NED, (Teresina) 
Garotos do Forró

14h Oficina “A IMPORTANCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IMATERIAL DE AMARANTE” COM PATRICIA MENDES. Com linguagem acessível e aberta a participação de jovens e adultos. Pessoas da FUNDAC
Local: Museu da Avenida, Desembargador Amaral 152, centro de Amarante.

NOITE:
19H APRESENTAÇÕES ARTISTICAS E CULTURAIS, LOCAL: AVENIDA DESENBARCADOR AMARAL
Orquestra PORJETO MUSICAS PATA TODOS (TERESINA)
Dança Portuguesa (São Francisco - MA)
Quadrilha Asa Branca do Sertão (Teresina campeã do Festival de Quadrilha dos Folguedos) 
Ponto de Cultura Musica para a vida (Amarante)
Battali Cia de Dança (Teresina) 
All Street Songs Hip Hop Dança (Teresina)
Apresentação do Clube Melhor Idade (Amarante)
Valdemar Santos, número Acrobacia em Tecido
Grupo do Seu Gregorim e Nazaré Cambão (Amarante)
Grupo Art Dança (Teresina) 
Pro Jovem (Agua Branca) 
Coisa de Nego (Teresina) 
Cia. Equilíbrio de dança (Teresina) 
Orquestra de violão Fundação Monsenhor Chaves (Teresina)
Banda Infanto-juvenil
Quadrilha da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (Teresina)
Grupo Garotos do Forró (Amarante)
Rochina e Banda (Amarante) 
Novo Estilo (Agua Branca) 

DIA 04 DE AGOSTO
19H APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS:
Quadrilha Flor de Mandacaru (São Francisco – MA)
Quadrilha da CEAPI (Amarante)
Capoeira ABRAC (Amarante)
Quadrilha do EDUCANDÁRIO (Amarante)
Quilombo Mimbó (Amarante)
Cantor Ângelo Miranda (Amarante)
Grigorim e Nazaré (Amarante)
Jakson e Letícia (Amarante)
Apresentação de Terreiros (Amarante)
Coral das Capelinhas (Amarante)
Reisado de Caretas (Amarante)
Cantadores do Divino (Amarante)
Pagode de Regeneração (Amarante)
MULECA SEM VERGONHA 
Grupo As Avesso (Amarante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário