sexta-feira, 12 de setembro de 2014

projeto de dança.

CONTE UM POUCO SOBRE O PROJETO
O projeto “Danço Porque não sei voar” é uma escola de dança itinerante que atenderá crianças, jovens e adultos na cidade de Amarante, promovendo atividades e formação em dança/teatro para a comunidade de uma cidade do interior do Piauí.
As aulas acontecerão em espaços escolares e possibilitará que os estudantes do ensino infantil, fundamental e médio possam usufruir dos benefícios gerados pela prática de uma atividade artística como é o caso da dança/teatro. A Dança já é uma atividade muito praticada entre os moradores da cidade de Amarante, cidade essa que tem menos de 20 mil habitantes e que já teve grandes grupos de resistência cultural como: Teatro Amarantus, Quadrinha Sarrupiá, Grupo de Dança Nasi Castro, Pagode do Mimbó dentre outros. Esses grupos sempre fizeram com que a população tivesse mais proximidade na busca dessa interação, sejam entre os participantes, públicos e sociedade em geral.
Nesse sentido, com o projeto Danço porque não sei voar, iremos fomentar a realização de práticas regulares de dança e no final de oito meses faremos a criação e montagem de um espetáculo de dança que possa circular por alguns pontos da cidade e assim também promoverá a cultura na cidade. Amarante é uma cidade essencialmente cultural, aqui somos inebriados a uma atmosfera que nos possibilita está em contato constante com a cultura, seja por meio de sua arquitetura que está entre uma das sete maravilhas do Estado do Piauí. Aqui também é terra natal de um dos maiores poetas do Estado o “Da Costa e Silva” que tem entre suas obras a letra do hino do Piauí com versos que diz:

“Possas tu, no trabalho fecundo, E com fé, fazer sempre o melhor, Para que, no conceito do mundo, O Brasil seja ainda maior. Possas tu, conservando a pureza, Do teu povo leal, progredir, Envolvendo na mesma grandeza, O passado, o presente e o porvir. Piauí, terra querida, Filha do sol do Equador, Pertencem-te a nossa vida, Nosso sonho, nosso amor! As águas do Parnaíba, Rio abaixo, rio arriba, Espalhem pelo sertão, E levem pelas quebradas, Pelas várzeas e chapadas, Teu canto de exaltação”.
Pensando assim, o projeto elabora um plano de trabalho que melhora o conceito do mundo fazendo com que, no Piauí tenhamos a melhoria na qualidade de vida das pessoas que aqui vivem: os amarantinos. Conservando a pureza de um povo que sempre encontrou na dança uma válvula de projeção de toda a população. Posso citar o fato de que estaremos disponibilizando a todas as pessoas, atividades saudáveis que melhoram a qualidade de vida dos participantes e promove a socialização das pessoas envolvidas.










O QUE CONSIDERA INOVADOR NO PROJETO
O fato mais inovador pra mim no projeto é justamente o fato de não sermos uma Escola de dança fechada e fixa num ponto. E sim uma escola itinerante que vai circular pela cidade por seis pontos estratégicos, entre bairros e comunidades. Sendo um local para cada dia da semana, com horários variados que possibilitará a total adesão dos moradores circunvizinhos desses espaços culturais ocupados.
Outro ponto inovador se dá no fato de no Piauí só termos aulas de dança, teatro e música disponíveis na capital que é Teresina. Sendo praticamente inacessível aos moradores de outras cidades participarem. O que o projeto “Danço porque não sei voar” propõe é justamente a descentralização dessas atividades fazendo com que Amarante e as cidades vizinhas possam também praticar as artes, usufruindo assim dos benefícios trazidos por elas.
Também considero inovador no projeto “Danço porque não sei voar” o fato dele possibilita um diálogo direto com algumas entidades educacionais e/ou sociedade civil, pois é um dos objetivos do projeto proporcionar que diferentes regiões e localidades possam desfrutar dos benefícios das atividades de dança e de teatro.

SOBRE REFERENCIAS E INFLUENCIAS Q LEVARAM A CRIAÇÃO DO PROJETO
As maiores referências para criação do projeto foram os artistas com os quais trabalhei durante a minha trajetória profissional. Muitos deles despertaram em mim a necessidade de troca de experiências e a manutenção do corpo como objeto de promoção do bem está. Levando em consideração que os profissionais com os quais trabalhei na sua maioria desenvolviam trabalhos voluntários que promoviam a mudança de comportamento das pessoas envolvidas. E claro que minha vida foi muito beneficiada a ponto de me fazer sempre querer promover mudanças também na situação ao meu redor. No caso a dança me possibilitou melhorar minha expectativa de vida e me fez acreditar na arte como importante ferramenta de inclusão social.

As influencias são sempre dos exemplos existentes em outras cidades, uma grande influência é o “Projeto Edisca” de Fortaleza - CE, que possibilita por meio da dança a inclusão social de uma parte importante da sociedade cearense que encontra no projeto uma válvula de escape para mudança de uma realidade muitas vezes bem cruel. Em Teresina também me inspirou o “Projeto Dança Eficiente” que por meio da dança inclui pessoas com deficiência nas artes. São muitas ações e projetos que vem me inspirando para criação desse projeto, de forma que encontraremos na “Escola Danço porque não sei voar”, é um espaço para que muitas pessoas entre jovens, crianças, adultos, homens, mulheres, possam, sem descriminação. Exercerem seus direitos às praticas artistas e o desenvolvimento sustentável da cultura e do meio ambiente. Pois, é um objetivo do projeto, construímos nossas ações com base no principio de sustentabilidade que, entende cada individuo de forma especial, respeitando sues limites e possibilitando a superação de suas condições reais. Melhorando principalmente a relação desses indivíduos com a natureza e o ambiente a sua volta.  É um projeto que promoverá por espaços culturalmente ativos e independentes, que possam superar questões sociais e/ou dificuldades politicas e partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário