segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

NOSSO NATAL, NA TERRA NATAL

Segunda 21 de dezembro de 2015, seguindo pra Amarante.

Amarante é minha terra natal. O que é o Natal?

Quero fazer aqui uma alusão a minha cidade natal e o significado do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Já minha cidade natal tem 144 anos que foi elevada a categoria de cidade e desde então apresenta um índice muito baixo de desenvolvimento. Eu farei 40 anos em 2016 e Amarante 145 anos e o nascimento de Jesus Cristo 2016 anos. Muitas diferenças para falar da mesma coisa. Pois sou fruto de um pensamento cristão que me possibilitou nascer em Amarante no interior do Piauí. 

Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".

Origem do Natal
Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.









História do Natal
A história do Natal está descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas. De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.
Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2:1-14:
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia a casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometido em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor".














Em Amarante realizamos um Auto de Natal onde contamos a mesma história quem vem se contado ha 2015 anos e que tem o dom de se renovar pois, carregar na sua formação linguística o nascimento como núcleo. Nosso Auto de Natal é também uma forma de nos colocarmos renascidos, reformulados, reconstruídos. É um desejo do projeto para que nossa cidade natal (que é tão linda e frágil) e por muitos anos, desde que tenho consciência de mim enquanto cidadão que eu vejo Amarante mal administrada. A cidade sempre sofre na mão de políticos que praticam uma política prejudicial, que não favorece o coletivo. Uma política que sempre privilegia poucos em detrimento de muitos. Uma política que só possibilita mudanças e melhorias para um lado, que não enxerga a evolução coletiva como meta. O Auto de Natal acontece como um protesta da cultura que grita por socorro, e que precisa ser pesada como alicerce de uma sociedade que precisa ser tratada com dignidade e apuro politico. Ano que vem tem eleições, é importante pensar muito sobre as reais necessidades da nossa população, sem privilégios, com igualdade e com fraternidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário