terça-feira, 30 de abril de 2013

Grupo de Teatro da Paraíba se apresenta no Mirante de Amarante-Pi dias 04 e 05 de maio.

O grupo faz apresentação de dois espetáculos sendo que no sábado dia 04 as 19h no Mirante de Amarante vão apresentar o espetáculo: Flor de Macambira é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.







Já no domingo dia 05 de maio as 19h no Mirante de Amarante o grupo apresenta o espetáculo: Farsa da Boa Preguiça é uma comédia escrita com base em histórias populares do Nordeste e conta a trajetória do poeta Joaquim Simão, cujas proezas/fraquezas são verso, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua esposa pseudo-intelectual Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista. A peça é um festejo à cultura popular brasileira, uma homenagem ao 
nosso povo e revela toda a dimensão mítico-religiosa de nossa cultura.  


domingo, 28 de abril de 2013

GRUPO DE TEATRO DE RUA DA PARAÍBA SE APRESENTA NA ESCADARIA DA COSTA E SILVA EM AMARANTE.PIAUÍ NOS DIAS 04 E 05 DE MAIO.

O grupo Ser Tão Teatro de João Pessoa/PB está chegando aos estados do Maranhão e Piauí com o projeto Roda Ser Tão, que consiste na circulação dos espetáculos em repertório deste grupo teatral paraibano. O coletivo vem se destacando no cenário nacional com espetáculos que disseminam aspectos da cultura popular nordestina, e também por suas emblemáticas circulações pelo território nacional. Em 2010, circularam por 7 estados da região Nordeste com o espetáculo Farsa da Boa Preguiça. Já em 2011 levaram a peça Flor de Macambira para as 10 principais cidades ao longo do Rio São Francisco, e ainda marcaram presença nos principais festivais nacionais e internacionais do país. Agora aportam em terras maranhenses e piauienses trazendo na bagagem quase 1 tonelada de equipamentos, cenários, figurinos e adereços, através do Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2012, levando oficinas e espetáculos gratuitos ao público desses estados. A companhia estará nas cidades de São Luís, Bacabal e Pedreiras (MA), e nos municípios de Teresina e Amarante (PI), com as peças Flor de Macambira e Farsa da Boa Preguiça, ainda inéditas nos dois estados. Serão sempre dois dias em cada cidade, sendo um dia de apresentação da Flor e outro dia dedicado à Farsa. Além das apresentações dos espetáculos, o coletivo ministrará a oficina “Construindo a cena com o Ser Tão”, em Teresina (PI) e São Luís (MA), para atores e não-atores que queiram vivenciar um pouco da metodologia de trabalho do grupo. 






Sobre o Espetáculo Farsa da Boa Preguiça: É uma comédia escrita com base em histórias populares do Nordeste e conta a trajetória do poeta Joaquim Simão, cujas proezas/fraquezas são verso, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua esposa pseudo-intelectual Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista. A peça é um festejo à cultura popular brasileira, uma homenagem ao nosso povo e revela toda a dimensão mítico-religiosa de nossa cultura.  








Sobre o Espetáculo Flor de Macambira: É uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.








TURNÊ – PI
Teresina:  
Local – Galeria do Clube dos Diários
Horário: 20:00
01/05 – Farsa da Boa Preguiça
02/05 – Flor de Macambira

Amarante:
Local – Mirante da Escadaria da Costa e Silva – Centro
Horário: 19:00
04/05 – Flor de Macambira
05/05 – Farsa da Boa Preguiça

sábado, 27 de abril de 2013

FELIZ DIA DA DANÇA

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA DANÇA, QUE É 29 DE ABRIL, ESCREVO ISSO:

Artista pra mim não é aquele que fica numa sala se exercitando fisicamente horas sem fim, muito menos trancafiado numa gaveta devorando livros. Um artista não se constrói dentro de uma sala fechada entre grades e barras, não são produzidos em série como caixa de sapatos. Ser artista é algo sólido, único. O artista deve misturar-se nos bares, ruas e cinemas deve ver outros artistas em cena e conversar com eles e conviver com eles. 

O artista também precisa está em outros meios, entender de outras coisas que não seja só sua arte, deve ter amigos médicos, advogados, políticos, pedagogos, administradores. Deve sempre se questionar e trazer questões incluídas na sua arte que sejam brotadas dos desejos e necessidades humanas. O artista não é diferente do homem, o homem é o artista e não podem ser dissociados. 

O humano representa toda singularidade, o artístico ultrapassa essas questões humanas e o equilíbrio entre essas duas partes é o que faz um artista profissional. Sugiro que os artistas de Teresina se joguem nos bares, teatros e bibliotecas. Que saiam mais dos seus quadrados, pois estamos num mundo que se moderniza a cada segundo e necessita que nós tenhamos ferramentas que abranjam essa velocidade de conhecimento que ultrapassa nossas salas de aulas. 

FELIZ DIA DA DANÇA! 

Valdemar OU Val OU Ramedlav na busca constante por equilíbrio!




quinta-feira, 25 de abril de 2013

Grupo de Teatro de João Pessoa na Paraíba se apresenta nas Ruas de Amarante-PI dias 04 e 05 de maio.


O Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa formado em 2007 na cidade de João Pessoa a partir da reunião de alunos e profissionais das artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O principal objetivo do grupo é a pesquisa contínua da linguagem teatral com a finalidade de construir uma cena tipicamente brasileira. 


O grupo vem se destacando no cenário cultural com uma trajetória de sucesso e uma pesquisa especialmente voltada para as áreas da comicidade e do trabalho do ator, utilizando como matrizes para a construção da cena referenciais da cultura popular. As investigações visam o resgate da memória da dramaturgia nacional adaptada e relida para a realidade atual; o teatro como palco para o debate de ideias através da abordagem de questões pertinentes ao contexto histórico, político e social; e a busca por uma interpretação que dialogue com as manifestações tipicamente populares.– Circulação do espetáculo Flor de Macambira e Farsa da Boa Preguiça pelas cidades de Amarante e Teresina (PI), e Santa Inês, Bacabal e São Luís (MA) – Prêmio FUNARTE Miryam Muniz de Teatro 2012 – Roda SerTão/MA e PI | Contemplado com o projeto da V Mostra de Teatro de Grupo – Edição Comunidade no edital FIC Augusto dos Anjos - 2012/2013. – Apresentação do espetáculo Flor de Macambira no 18º Janeiro de Grandes Espetáculos – Recife/Olinda (PE). | Apresentações do espetáculo Flor de Macambira no Festival Internacional de Artes de Brasília - (DF) | Aprovação do projeto de Remontagem do espetáculo Teatral Farsa da Boa Preguiça pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) – João Pessoa (PB). | Apresentações do espetáculo Flor de Macambira e realização de oficinas de malabares, perna de pau e iniciação teatral na cidade de Itabaiana (SE). | Apresentações do espetáculo Flor de Macambira no Cena Brasil Internacional – Rio de Janeiro (RJ). | Apresentações do espetáculo Flor de Macambira no 1º Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará – Fortaleza (CE). | Apresentações do espetáculo Flor de Macambira no 12º FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP). 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

AVALIAÇÃO, DIA DA LEITURA em AMARANTE.


 O Projeto Leitura na Praça proporcionou um dia de intensas ações culturais em Amarante e representou o inicio de uma gestão cultural com amadurecimento e envolvimento popular. Desde o começo do projeto, idealizamos uma atividade de fomento a leitura que primeiro, respeitasse a diversidade cultural existente em Amarante, segundo, que aproveitasse as potencialidades artísticas da cidade e terceiro, que pudesse envolver toda comunidade. Que não fosse uma ação destinada só a estudantes, ou só a crianças e jovens, mas que pudesse acolher e contemplar todas as pessoas que passassem ou fossem prestigiar o evento. Os espaços foram tomados e pesados com intuito de incluir as pessoas num universo rico de informações como é uma Biblioteca. Que também pudesse incluir mesmos os que não liam ainda, de forma aglutinadora harmônica e com muitas cores e letras.












Amarante esteve em peso no evento e puderam conferir a importância da leitura no cotidiano das pessoas. O projeto Leitura na Praça realizou pela manhã e a tarde a transferência da Biblioteca Nasi Castro para a Praça QUINCAS CASTRO onde, a população pode aproveitar aquele espaço e as informações contidas nos livros, revistas e DVD. No mesmo espaço também foram dispostos estandes para que cada escola pudesse apresentar seus produtos, trocar informações e principalmente se envolver com o movimento cultural da cidade. Algo interativo que envolveu a sociedade estudantil e faz com que professores, estudantes e pais interagissem num espaço repleto de informações importantes a todos e todas as pessoas. Foi um evento que exaltou a importância da leitura e que valorizou entre os amarantinos o significado de uma ação coletiva que promove os encontros saudáveis e dispõe espaço para a troca de informações e culturas.








O evento certamente foi um sucesso graças a parcerias feitas entre as secretarias, escolas, e principalmente pessoas, pois possibilitou mais entrosamento entre as pastas municipais e assim encontraremos formas de futuros projetos semelhantes, outro aspecto que certamente contribuiu com o sucesso do evento foi justamente o envolvimento de todas as escolas e a parcerias importantes entre pessoas que se envolveram para que o sucesso fosse confirmado.






Quanto as questões cultural é importante enfatizarmos o empenho das seguintes escolas que contribuíram com suas criativas coreografias e peças. SÃO JOÃO BATISTA, UNIDADE ESCOLA DA COSTA E SILVA, UESPI, POLIVALENTE, UNIDADE ESCOLAR LUIS MENDES, COMUNIDADE MIMBÓ.
São João Batista apresentou um recital envolvendo crianças em fase de alfabetização possibilitando que as mesmas pudessem exibir suas crianças no exercício da leitura. A Unidade Escolar Da Costa e Silva apresentou uma coreografia que teve como tema o Poema Rosa de Hiroshima do poeta Vinícius de Morais e que abrilhantou o evento. A UESPI apresentou uma cena teatral que falava de assuntos como a aceitação de si e importância de não valorizar questões como aparência. O Polivalente se apresentou com duas peças teatrais coordenadas pelas professoras de artes e letras e uma dança com o tema ROMARIA, uma coreografia criada pelo coreógrafo Valdemar assim como a Unidade Escolar Luis Mendes que se apresentou com um Hip hop também criado por Valdemar. Outra importante participação foi a coreografia da Comunidade Mimbó que apresentou um trecho do MUSICAL QUILOMBO MIMBÓ, projeto esse que foi premiado pela PETROBRÁS e Fundação Palmares, os grupos são parte de um projeto que vem se implantado em Amarante, trata-se da SELEÇÃO AMARANTINA DE ARTISTA, um grupo que pretende estudar e criar produtos artísticos e representar a cidade de Amarante em eventos e festividades que será dirigido pelo coreógrafo e bailarino Valdemar. Outra participação que foi de estrema importância foi seu GREGORIM que teve um espaço especial para conversar e mostrar suas obras de cordel e literatura popular, especial por se tratar de uma história singular dentre muitas existentes em Amarante. Vimos que todos esses aspectos certamente foram necessários para que o público, os idealizadores, os apoiadores e principalmente a população de Amarante tivessem um evento lindo e rico em cultura.











Outro importante fator determinante no sucesso do projeto LEITURA NA PRAÇA foi à equipe de trabalho e produção que se empenhou para que tudo saísse da melhor forma possível. Josilene (Pro Jovem) Juciano (Abrac), Gê (Educadora Física), Claudia, Mara do Colégio Antônio Gramosa, as Escolas: Unidade Escolar da Costa e Silva, São João Batista, CEAPI, Polivalente, Unidade Escolar Luis Mendes, UESPI, Joselina Coordenadora Pedagógica, Flavia esposa do vice prefeito Anderson Advogado, Lords produções e eventos, Zé de Paulo, Vereador Inácio Pinto, Francisco, Professora Selma Alves e também as Secretarias de EDUCAÇÃO, CULTURA, INFRAESTRUTURA, MEIO AMBIENTE, FINANÇAS.
Equipe de produção: SAMIA ALVES, BERTOLDO NETO, NEGA ANA, VALDEMAR, VALDEREZ RIBEIRO, JOÃO,

Valdemar, Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Amarante

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEXTA FEIRA DIA 19 DE ABRIL É DIA DA LEITURA NA PRAÇA, EM AMARANTE PIAUÍ


Nessa sexta 18 de abril, Amarante realiza um dia todo dedicado a leitura e a importância de ler para qualquer sociedade. Nesse dia a Praça Quincas Castro se transforma na “BIBLIOTECA MUNICIPAL NASI CASTRO” a céu aberto. O “PROJETO LEITURA NA PRAÇA” é onde os transeuntes, estudantes, e amarantinos em geral terão seus cotidianos quebrados, pois, na ida ao comercio. Escola, centro da cidade terão disponíveis livros, contos, histórias e informações que certamente darão outro sentido ao seu dia.

Nesse dia teremos professores, alunos, autoridades, homens e mulheres da sociedade em geral, circulando, visitando estandes e principalmente consumindo cultura por meio da leitura. A Prefeitura de Amarante possibilita assim bem estar intelectual e promove uma ação saudável que fortalece as relações e constrói junto à população um espaço para a valorização do saber.

Todas as Escolas de Amarante terão espaço num estande para exposição de suas produções literárias e culturais, nesse espaço também poderão expor fotos, vídeos e outros registros produzidos por alunos e professores, outro espaço importante é o Palco Aberto onde daremos espaço para as manifestações artísticas culturais dos estudantes e professores.
Será um dia que certamente entrará na história da cidade no instante em que mobiliza, concentra e promove literatura e conhecimento. O evento está dentro do calendário cultural da cidade.

http://www.amarantenet.com.br/portal/index.php?pg=notícia&id=2236

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SELEÇÃO AMARANTINA DE ARTISTAS


SELEÇÃO AMARANTINA DE ARTISTAS

Trata-se de um grupo formado por alunos das escolas públicas e privadas da Cidade de Amarante, com intuito de desenvolver arte em vários segmentos como: TEATRO, LITERATURA, DANÇA. FOTOGRAFIA E MÚSICA.

A principal proposta da SELEÇÃO AMARANTINA DE ARTISTAS é proporcionar o envolvimento cultural aos estudantes de Amarante. 


CRONOGRAMA DE TRABALHO:


SÁBADO DIA 13 DE ABRIL
10H UNIDADE ESCOLAR DA COSTA E SILVA
14H COMUNIDADE MIMBÓ
17H POLIVALENTE

DOMINGO DIA 14 DE ABRIL
9H UNIDADE ESCOLAR LUIS MENDES

SEGUNDA DIA 15 DE ABRIL
10H ANTONIO GRAMOSA
17 ANTONIO CASTRO


Todos alunos dessas Escolas a cima podem e devem participar, bastar querer e está no horários e dias citados acima.


Secretaria de Cultura de Amarante 




segunda-feira, 1 de abril de 2013

19 de abril, Dia da Leitura em Amarante


CONVITE DIA DA LEITURA

PROJETO LEITURA NA PRAÇA

A Prefeitura de Amarante através das Secretarias de Cultura e Educação tem o prazer de convidar-lhe para a realização do “DIA DA LITERATURA INFANTIL” que será comemorado com grandioso evento de incentivo a leitura a ser realizado no dia 19 de abril na Praça Quincas Castro e Coreto da Escadaria da Costa e Silva no centro de Amarante. 

No referido evento oportunizaremos espaço para que as Escolas convidadas exponham seus produtos, projeto, fotos e criatividades desenvolvidas pelos alunos. Tanto nos estandes quanto no palco cultural.

A programação acontece nos seguintes horários:

MANHÃ: 09h00min AS 12h00min, ATRAÇÕES E AÇOES CULTURAIS VARIADAS.

TARDE: 14h00min AS 17h00min, ATRAÇÕES E AÇÕES CULTURAIS VARIADAS.

NOITE: 19h00min AS 21h00min, EXIBIÇÃO DE FILMES NA PRAÇA.



DIA DE LER, 19 DE ABRIL EM AMARANTE


DIA DA LITERATURA INFANTIL “PROJETO LEITURA NA PRAÇA”





APRESENTAÇÃO: Percebemos a importância de comemorar o DIA DA LITERATURA INFANTIL, para incentivar que os alunos das escolas na Cidade de Amarante, bem como toda população amarantina, leia com domínio e prazer. Sabemos da dificuldade para que isto aconteça, tendo em vista fatores que dificultam esse processo como falta de incentivo, oportunidades para desenvolver o exercício da leitura e mais investimento público. Pensamos neste projeto como uma ação que surge de forma alternativa e criativa para estimular e incentivar a formação de novos leitores, exercendo assim seu direito de cidadãos e cidadãs conscientes.

JUSTIFICATIVA: As praças públicas são espaços destinados ao encontro de pessoas, conversas informais, ócio criativo, contemplação, dentre outras atividades. Na praça, crianças, jovens e adultos poderão nesse dia, ler, ouvir, contar e criar histórias, conversar com escritores, praticar o exercício da escrita e descobrir que a leitura é um ótimo alimento para a alma e para construção intelectual. A experiência da boa leitura contribui para formar cidadãs e cidadãos mais críticos e capazes de interpretar e transformar a cidade, o país e o mundo em que vivemos.







OBJETIVOS: O projeto é destinado a toda população amarantina e tem como maior objetivo divulgar e incentivar a leitura e os livros infantis e juvenis de qualidade. Promovendo assim a leitura a esses públicos e estimulando suas criatividades por meio de oficinas de leitura e escrita e também apresentações artísticas culturais, palestras, mostra de vídeos e estandes temáticos que serão gerenciados pelas escolas convidadas para o evento. Assim incentivaremos a formação de novos leitores, criadores e contadores de histórias.








ESTRATÉGIAS:
Roda de leitura
Exibição de filmes
Assistir peças teatrais
Teatro de fantoches
Hora do conto, Hora da lenda e Momento da Poesia
Oficinas de criação de livros, oficinas de criação de marcadores de página.
Depoimentos de pessoas sobre que livro marcou sua vida
Estande das escolas, mostrar seus projetos de leitura, (fotos) e um gênero literário como foco. A ser sorteado.
Conversa com escritores amarantinos