segunda-feira, 1 de abril de 2013

DIA DE LER, 19 DE ABRIL EM AMARANTE


DIA DA LITERATURA INFANTIL “PROJETO LEITURA NA PRAÇA”





APRESENTAÇÃO: Percebemos a importância de comemorar o DIA DA LITERATURA INFANTIL, para incentivar que os alunos das escolas na Cidade de Amarante, bem como toda população amarantina, leia com domínio e prazer. Sabemos da dificuldade para que isto aconteça, tendo em vista fatores que dificultam esse processo como falta de incentivo, oportunidades para desenvolver o exercício da leitura e mais investimento público. Pensamos neste projeto como uma ação que surge de forma alternativa e criativa para estimular e incentivar a formação de novos leitores, exercendo assim seu direito de cidadãos e cidadãs conscientes.

JUSTIFICATIVA: As praças públicas são espaços destinados ao encontro de pessoas, conversas informais, ócio criativo, contemplação, dentre outras atividades. Na praça, crianças, jovens e adultos poderão nesse dia, ler, ouvir, contar e criar histórias, conversar com escritores, praticar o exercício da escrita e descobrir que a leitura é um ótimo alimento para a alma e para construção intelectual. A experiência da boa leitura contribui para formar cidadãs e cidadãos mais críticos e capazes de interpretar e transformar a cidade, o país e o mundo em que vivemos.







OBJETIVOS: O projeto é destinado a toda população amarantina e tem como maior objetivo divulgar e incentivar a leitura e os livros infantis e juvenis de qualidade. Promovendo assim a leitura a esses públicos e estimulando suas criatividades por meio de oficinas de leitura e escrita e também apresentações artísticas culturais, palestras, mostra de vídeos e estandes temáticos que serão gerenciados pelas escolas convidadas para o evento. Assim incentivaremos a formação de novos leitores, criadores e contadores de histórias.








ESTRATÉGIAS:
Roda de leitura
Exibição de filmes
Assistir peças teatrais
Teatro de fantoches
Hora do conto, Hora da lenda e Momento da Poesia
Oficinas de criação de livros, oficinas de criação de marcadores de página.
Depoimentos de pessoas sobre que livro marcou sua vida
Estande das escolas, mostrar seus projetos de leitura, (fotos) e um gênero literário como foco. A ser sorteado.
Conversa com escritores amarantinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário