segunda-feira, 22 de abril de 2013

AVALIAÇÃO, DIA DA LEITURA em AMARANTE.


 O Projeto Leitura na Praça proporcionou um dia de intensas ações culturais em Amarante e representou o inicio de uma gestão cultural com amadurecimento e envolvimento popular. Desde o começo do projeto, idealizamos uma atividade de fomento a leitura que primeiro, respeitasse a diversidade cultural existente em Amarante, segundo, que aproveitasse as potencialidades artísticas da cidade e terceiro, que pudesse envolver toda comunidade. Que não fosse uma ação destinada só a estudantes, ou só a crianças e jovens, mas que pudesse acolher e contemplar todas as pessoas que passassem ou fossem prestigiar o evento. Os espaços foram tomados e pesados com intuito de incluir as pessoas num universo rico de informações como é uma Biblioteca. Que também pudesse incluir mesmos os que não liam ainda, de forma aglutinadora harmônica e com muitas cores e letras.












Amarante esteve em peso no evento e puderam conferir a importância da leitura no cotidiano das pessoas. O projeto Leitura na Praça realizou pela manhã e a tarde a transferência da Biblioteca Nasi Castro para a Praça QUINCAS CASTRO onde, a população pode aproveitar aquele espaço e as informações contidas nos livros, revistas e DVD. No mesmo espaço também foram dispostos estandes para que cada escola pudesse apresentar seus produtos, trocar informações e principalmente se envolver com o movimento cultural da cidade. Algo interativo que envolveu a sociedade estudantil e faz com que professores, estudantes e pais interagissem num espaço repleto de informações importantes a todos e todas as pessoas. Foi um evento que exaltou a importância da leitura e que valorizou entre os amarantinos o significado de uma ação coletiva que promove os encontros saudáveis e dispõe espaço para a troca de informações e culturas.








O evento certamente foi um sucesso graças a parcerias feitas entre as secretarias, escolas, e principalmente pessoas, pois possibilitou mais entrosamento entre as pastas municipais e assim encontraremos formas de futuros projetos semelhantes, outro aspecto que certamente contribuiu com o sucesso do evento foi justamente o envolvimento de todas as escolas e a parcerias importantes entre pessoas que se envolveram para que o sucesso fosse confirmado.






Quanto as questões cultural é importante enfatizarmos o empenho das seguintes escolas que contribuíram com suas criativas coreografias e peças. SÃO JOÃO BATISTA, UNIDADE ESCOLA DA COSTA E SILVA, UESPI, POLIVALENTE, UNIDADE ESCOLAR LUIS MENDES, COMUNIDADE MIMBÓ.
São João Batista apresentou um recital envolvendo crianças em fase de alfabetização possibilitando que as mesmas pudessem exibir suas crianças no exercício da leitura. A Unidade Escolar Da Costa e Silva apresentou uma coreografia que teve como tema o Poema Rosa de Hiroshima do poeta Vinícius de Morais e que abrilhantou o evento. A UESPI apresentou uma cena teatral que falava de assuntos como a aceitação de si e importância de não valorizar questões como aparência. O Polivalente se apresentou com duas peças teatrais coordenadas pelas professoras de artes e letras e uma dança com o tema ROMARIA, uma coreografia criada pelo coreógrafo Valdemar assim como a Unidade Escolar Luis Mendes que se apresentou com um Hip hop também criado por Valdemar. Outra importante participação foi a coreografia da Comunidade Mimbó que apresentou um trecho do MUSICAL QUILOMBO MIMBÓ, projeto esse que foi premiado pela PETROBRÁS e Fundação Palmares, os grupos são parte de um projeto que vem se implantado em Amarante, trata-se da SELEÇÃO AMARANTINA DE ARTISTA, um grupo que pretende estudar e criar produtos artísticos e representar a cidade de Amarante em eventos e festividades que será dirigido pelo coreógrafo e bailarino Valdemar. Outra participação que foi de estrema importância foi seu GREGORIM que teve um espaço especial para conversar e mostrar suas obras de cordel e literatura popular, especial por se tratar de uma história singular dentre muitas existentes em Amarante. Vimos que todos esses aspectos certamente foram necessários para que o público, os idealizadores, os apoiadores e principalmente a população de Amarante tivessem um evento lindo e rico em cultura.











Outro importante fator determinante no sucesso do projeto LEITURA NA PRAÇA foi à equipe de trabalho e produção que se empenhou para que tudo saísse da melhor forma possível. Josilene (Pro Jovem) Juciano (Abrac), Gê (Educadora Física), Claudia, Mara do Colégio Antônio Gramosa, as Escolas: Unidade Escolar da Costa e Silva, São João Batista, CEAPI, Polivalente, Unidade Escolar Luis Mendes, UESPI, Joselina Coordenadora Pedagógica, Flavia esposa do vice prefeito Anderson Advogado, Lords produções e eventos, Zé de Paulo, Vereador Inácio Pinto, Francisco, Professora Selma Alves e também as Secretarias de EDUCAÇÃO, CULTURA, INFRAESTRUTURA, MEIO AMBIENTE, FINANÇAS.
Equipe de produção: SAMIA ALVES, BERTOLDO NETO, NEGA ANA, VALDEMAR, VALDEREZ RIBEIRO, JOÃO,

Valdemar, Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Amarante

Nenhum comentário:

Postar um comentário