domingo, 28 de abril de 2013

GRUPO DE TEATRO DE RUA DA PARAÍBA SE APRESENTA NA ESCADARIA DA COSTA E SILVA EM AMARANTE.PIAUÍ NOS DIAS 04 E 05 DE MAIO.

O grupo Ser Tão Teatro de João Pessoa/PB está chegando aos estados do Maranhão e Piauí com o projeto Roda Ser Tão, que consiste na circulação dos espetáculos em repertório deste grupo teatral paraibano. O coletivo vem se destacando no cenário nacional com espetáculos que disseminam aspectos da cultura popular nordestina, e também por suas emblemáticas circulações pelo território nacional. Em 2010, circularam por 7 estados da região Nordeste com o espetáculo Farsa da Boa Preguiça. Já em 2011 levaram a peça Flor de Macambira para as 10 principais cidades ao longo do Rio São Francisco, e ainda marcaram presença nos principais festivais nacionais e internacionais do país. Agora aportam em terras maranhenses e piauienses trazendo na bagagem quase 1 tonelada de equipamentos, cenários, figurinos e adereços, através do Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2012, levando oficinas e espetáculos gratuitos ao público desses estados. A companhia estará nas cidades de São Luís, Bacabal e Pedreiras (MA), e nos municípios de Teresina e Amarante (PI), com as peças Flor de Macambira e Farsa da Boa Preguiça, ainda inéditas nos dois estados. Serão sempre dois dias em cada cidade, sendo um dia de apresentação da Flor e outro dia dedicado à Farsa. Além das apresentações dos espetáculos, o coletivo ministrará a oficina “Construindo a cena com o Ser Tão”, em Teresina (PI) e São Luís (MA), para atores e não-atores que queiram vivenciar um pouco da metodologia de trabalho do grupo. 






Sobre o Espetáculo Farsa da Boa Preguiça: É uma comédia escrita com base em histórias populares do Nordeste e conta a trajetória do poeta Joaquim Simão, cujas proezas/fraquezas são verso, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua esposa pseudo-intelectual Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista. A peça é um festejo à cultura popular brasileira, uma homenagem ao nosso povo e revela toda a dimensão mítico-religiosa de nossa cultura.  








Sobre o Espetáculo Flor de Macambira: É uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.








TURNÊ – PI
Teresina:  
Local – Galeria do Clube dos Diários
Horário: 20:00
01/05 – Farsa da Boa Preguiça
02/05 – Flor de Macambira

Amarante:
Local – Mirante da Escadaria da Costa e Silva – Centro
Horário: 19:00
04/05 – Flor de Macambira
05/05 – Farsa da Boa Preguiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário