quinta-feira, 30 de maio de 2013

AMARANTE: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Orientações: 

Conferências Municipais, Estaduais e Distrital



Cada Conferência tem uma especificidade definida de acordo com o Regimento Interno da  III Conferência Nacional de Cultura, no entanto sugere-se que tenham um desenvolvimento metodológico básico, centrado na seguinte dinâmica:

1. Painéis expositivos, mesa redonda, palestras e/ou apresentação de vídeo que abordem tema e os eixos propostos para a Conferência, apresentados por Conferencistas com domínio e conhecimento da temática. Deverão conceituar os eixos e contemplar um tempo de debate da plenária com os mesmos, entendendo que este é o momento de consolidar a compreensão e nivelar conhecimentos.

O Ministério da Cultura - Minc estará disponibilizando para as conferências conteúdos digitais (texto base, artigos, vídeo) para que sejam utilizados como recursos de formação e informação, buscando garantir o entendimento dos eixos que serão trabalhados.

2. Grupos de trabalho para discutir, formular e deliberar sobre propostas de estratégias, à luz dos eixos e sub-eixos definidos no Regimento Interno. Sugere-se um Grupo por eixo para elaboração das propostas de estratégias.

Apresentam-se, a seguir, as etapas a serem desenvolvidas nas Conferências:
A – Conferências Municipais
1ª ETAPA – Momento em que as pessoas apresentam suas propostas, sem muita elaboração por meio de “tempestade de idéias”, ou seja, “toró de palpites”.
2ª ETAPA – As idéias serão agrupadas por semelhanças;
3ª ETAPA – O grupo, subdividido, irá elaborar, por escrito, as propostas em forma de estratégias.
4ª ETAPA - As propostas serão separadas em âmbito municipal, estadual e nacional e, em seguida, votadas.
• As propostas de âmbito municipal deverão ser indicativos para subsidiar as políticas municipais para a cultura.
• As propostas de âmbito estadual devem ser encaminhadas para o estado, segundo critérios estabelecidos pelo mesmo para a construção das políticas estaduais para a cultura.
• Cada município deverá encaminhar, para a Conferência Estadual, no máximo 02 propostas de estratégias de âmbito nacional, por eixo.

Escolha de delegados: deverão ser escolhidos os delegados que participarão das conferências estaduais, conforme os regulamentos municipal e estadual, observado o disposto no Regimento Interno da II CNC.

terça-feira, 21 de maio de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AULAS DE MÚSICA E DANÇA NO PONTO DE CULTURA DE AMARANTE


Inscrições abertas para crianças, jovens e adultos os interessados devem se dirigir ao PONTO DE  localizado na Avenida Francisco Lira de frente pra Unidade Escolar Da Costa e Silva.

VIOLÃO, PERCUSSÃO, FOTOGRAFIA, BATERIA, DANÇA.
VAGAS LIMITADAS!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DIA 07 DE JUNHO AS 19H. TEM O SARAU DE AMARANTE, NO MIRANTE.






SARAU DE AMARANTE
Amarante se prepara para mais um evento cultural para envolver a população e dessa vez a MÚSICA é a “bola da vez” O Sarau de Amarante acontecerá dia 07 de junho, é uma ação que já acontece com realização do Colégio POLIVALENTE (que nesse sentido tem se destacado pelo espaço dado as artes em geral, como teatro, dança e claro, musica). Lá são produzidos muitos músicos bons. Posso destacar Fredson, Rogério e Miquéias só pra citar alguns. Foi do colégio a primeira iniciativa de realizar o Sarau, agora na NOVA GESTÃO CULTURAL, entendemos a importância de também fortalecer ações que já existem e são boas como é o caso do SARAU DE AMARANTE. Portanto a prefeitura entra como realizadora dessa ação, contribuindo com estrutura e logística. O Sarau de Amarante vai acontecer dia 07 de junho no MIRANTE DE AMARANTE, e acontecerá a cada dois messes num lugar diferente da cidade e até se estendendo as comunidades levando para o povo atrações, música, dança e tudo mais que for possível. Num futuro próximo podemos também incluir serviços de outras secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social, possibilitando ali serviços, atendimentos, informações e que for mais possível de se incluir.
Por tanto se agendem para mais uma super ação cultural que promete promover a cultura local e incentivar a prática de atividades saudáveis, contamos com vcs.







sábado, 18 de maio de 2013

CLUBE AMARANTINO DO CD, 1ª SESSÃO HOJE DEPOIS DAS 20H


O Clube Amarantino do CD é um projeto idealizado por mim e que tem como principal objetivo promover um encontro de pessoas apreciadores da boa música. Acontecerá no Bar Mirante de Amarante e tem apoio do nosso artista arrendatário Orlando. É bem simples a proposta, as pessoas tem um cardápio diversificado de CD´S, que inicialmente fazem parte do meu acervo pessoal, pois, a ideia é que as pessoas levem suas músicas e façam também doações para o clube. Pra se associar a pessoa precisa simplesmente preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais e doar um CD. 
Abaixo segue as 10 primeiras doações que eu fiz, e que a partir de hoje a noite 20h está disponível no BAR DO MIRANTE DE AMARANTE. As sessões do CLUBE AMARANTINO DO CD acontecem com muita música e diversão todos os sábados, com chuva ou com lua!


SKANK


RAPPA


LEONI



ROSA DE SARON


NETINHO


VANDER LEE


KÁTIA FREITAS


SECOS E MOLHADOS


FÁTIMA CASTELO BRANCO


CELINE DION


Esperamos você!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Entre os dias 24 e 26 de Maio, a Organização Ponto de Equilíbrio leva pra cidade de Parnaíba, litoral do Piauí o projeto: Dançando Onde o Povo Está

Entre os dias 24 e 26 de Maio, a Organização Ponto de Equilíbrio leva pra cidade de Parnaíba, litoral do Piauí o projeto: Dançando Onde o Povo Está a programação segue a seguinte ordem:
Dia 24 de maio - Sexta, Saída de Teresina local OPEQ 12h
Chegada em Parnaíba por volta de 17h, Lagoa do Portinho.

Jantar

Dia 25 de maio – Sábado Apresentação de Dança as 9h na Praça Santo Antônio, Centro de Parnaíba-Piauí. Divulgação – Entrevista na TV
Almoço

Aula de Dança para artistas do Coletivo Cabaça Produções Grupo Metáfora e demais interessados ás 16 horas, Porto das Barcas.
Jantar

Dia 26 de maio – Domingo -Turismo e Dança: Praia Pedra do Sal às 9 h.
Almoço às 12 h
Retorno a Teresina as 14horas

PATROCÍNIO: SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO A CULTURA (SIEC) Fundação Estadual de Cultura.
APOIO: Deputada Juliana Falcão Moraes Souza e Cabaça Produções
REALIZAÇÃO Organização Ponto De Equilíbrio

terça-feira, 14 de maio de 2013

Relato


Associação Piauiense de Municípios Valorização. Integração. Compromisso. A Força do municipalismo faz o Piauí mais forte.
O que me chama atenção é justamente o fato de que o próprio nome do encontro já me possibilitar entender e acreditar nessa formula, é como se tivéssemos todos os ingredientes e só nos restasse juntar na medida certa para que o Piauí pudesse se desenvolver ainda mais.
Encontro APPM-PI 14 de maio de 2013, Teresina.
Foi explanado informações sobre o PAC 2. Programa do Governo Federal que fomentam ações para todo Brasil, serão investidos cerca de trinta bilhões e trezentos milhões para novos empreendimentos com projetos e convênios para o desenvolvimento dos municípios brasileiros ações como construção de Escolas, Creches, Pré –Escolas, Cidades digitais e as inscrições podem ser feitas até dia 04 de abril. Também foi apresentado por um representante da Caixa Econômica a portaria de 4 de abril, que estabelece prazo até dia 31 de maio para entrega de propostas das prefeitura para a Caixa Econômica, o prazo está acabando. Projetos que ajudem a desenvolver o mapa das famílias mais pobres do Brasil, com base no Programa Brasil sem Miséria além de termos também a possibilidade de desenvolver ações e parcerias com programas como: Bolsa Família, Bolsa verde, Assistência Brasil, PRONAC, Minha Casa Minha Vida, Fomentos as Atividades Produtivas Rurais, Assistência Social, Cultura, Cisternas, Brasil Alfabetizado, Tarifa Social de Energia Elétrica, além de mais de dezoito programas que utilizam o GodÚnico. Também informaram a importância da nomeação de um Gerente Municipal de Convenio e Contrato. (GMC) que será um servidor municipal que terá como atribuição acompanhar os processos. Essa pessoa será capacitada pela Caixa durante um dia com prévio agendamento; vão acontecer alguns encontros que serão divididos por regiões sendo que a região de Amarante será no dia 21 de junho do corrente ano. É importante que essa pessoa seja comunicativa, comunicação e comprometimento.
Depois um representante da FUNASA apresentou o Plano Nacional de Saneamento Básico que de acordo com a lei 11.445\07 e estabelece educação ambiental. Esse plano deve ser apresentado pela Gestão Municipal, a elaboração de cada município deve acontecer de forma coletiva e participativa sendo uma responsabilidade exclusiva do município a elaboração. A fiscalização do serviço e regulamentação pode ser terceirizada. O plano municipal deve abranger inúmeros aspectos dentre eles Resíduo do solo, Drenagem, Planejamento, Controle Social a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram colocadas as dificuldades encontradas nos municípios e entre eles resaltaram os recursos humanos capacitados para elaboração dos projetos. Os projetos precisa conter conjunto de situações, prioridades e metas e deve avaliar o estado de salubridade ambiental. Os municípios precisam criar uma política de saneamento para vinte anos para se enquadrar nos critérios exigidos para financiamento. Depois foi a vez do representante da CONAB- PAA que apresentou um perfil destinado a projetos oriundos a diversificação da produção a Secretaria do Desenvolvimento Territorial apoia projetos e ações que possibilitem desenvolvimento sustentável SDT, assim fomentam fortalecer e apoiar os territórios desenvolvendo cultura em cada região. Precisamos criar política de desenvolvimento territorial foram muitas informações, mas entendo que essas serem as mais relevantes para meu relato.
Sou artista e como artista encontro dificuldades no meu município para me desenvolver artisticamente em Amarante, precisei me jogar pra Teresina para continuar atuando. Os municípios podem desenvolver formas e ações coletivas. Entre os municípios não existe de fato um circuito de cultura, informações e mesmo serviços que possibilite nosso desenvolvimento enquanto Estado. São poucos investimentos para que esse circuito aconteça e para de fato existir um crescimento do Piauí. Por que, por exemplo, a Feira dos Municípios tem que acontecer em Teresina? Tendo em vista que todas as ações já acontecem aqui, Não seria hora de todos entendermos a importância de acontecer uma feira dessas em Picos, ou Floriano, ou Parnaíba, fazendo com que o circuito acontecesse de forma mais democrática.
Manhã de trabalho:
Tem se falado muito da “estiagem no Piauí” que é falta de chuva e despreparo dos governos e pessoas nesse sentido, pois foram muitos messes sem chover e todas as safras e frutos se prejudicaram. Graças a Deus a chuva chegou. Mas quero falar sobre a “estiagem de cultura” são muitos anos sem semear, e por consequência não se colher: dança, canto e teatro. São necessárias uma “contra tarefa” ”fundos de investimentos” “emendas” para que saiamos dessa estiagem cultura piauiense
Estiagem:
A Caixa ela apresenta inúmeros números referentes ao crescimento e investimentos feitos no Piauí embora esse crescimento tenha necessariamente acontecido de forma mais contundente no ramo imobiliário com programas e projetos de habitação e m cidades maiores quando não se cocentram em Teresina, pois ainda temos a ideia de que o Piauí se resume em Teresina. A caixa investiu com seis bilhões e vinte dói milhões de reais, e contratou oito mil pessoas em dois mil e dose. Hoje são três mil e que trezentas agencias no Brasil.

Valdemar



Reunião de Trabalho entre os Municípios do Piauí e Órgãos Federais. APPM


Associação Piauiense de Municípios Valorização. Integração. Compromisso. A Força do municipalismo faz o Piauí mais forte.

O que me chama atenção é justamente o fato de que o próprio nome do encontro já me possibilitar entender e acreditar nessa formula, é como se tivéssemos todos ingredientes e só nos restasse juntar na medida certa.
Encontro APPM-PI 14 de maio de 2013, Teresina.
Sou artista e como artista encontro dificuldades no meu município para me desenvolver artisticamente em Amarante, precisei me jogar pra Teresina para continuar atuando. Os municípios podem desenvolver formas e ações coletivas. Entre os municípios não existe de fato um circuito de cultura, informações e mesmo serviços que possibilite nosso desenvolvimento enquanto Estado. São poucos investimentos para que esse circuito aconteça e para de fato existir um crescimento do Piauí. Por que, por exemplo, a Feira dos Municípios tem que acontecer em Teresina? Tendo em vista que todas as ações já acontecem aqui, Não seria hora de todos entendermos a importância de acontecer uma feira dessas em Picos, ou Floriano, ou Parnaíba, fazendo com que o circuito acontecesse de forma mais democrática.






Manhã de trabalho:
Tem se falado muito da “estiagem no Piauí” que é falta de chuva e despreparo dos governos e pessoas nesse sentido, pois foram muitos messes sem chover e todas as safras e frutos se prejudicaram. Graças a Deus a chuva chegou. Mas quero falar sobre a “estiagem de cultura” são muitos anos sem semear, e por consequência não se colher: dança, canto e teatro. São necessárias uma “contra tarefa” ”fundos de investimentos” “emendas” para que saiamos dessa estiagem cultura piauiense












  Estiagem:
A Caixa ela apresenta inúmeros números referentes ao crescimento e investimentos feitos no Piauí embora esse crescimento tenha necessariamente acontecido de forma mais contundente no ramo imobiliário com programas e projetos de habitação e m cidades maiores quando não se concentram em Teresina, pois ainda temos a ideia de que o Piauí se resume em Teresina. A caixa investiu com seis bilhões e vinte dói milhões de reais, e contratou oito mil pessoas em dois mil e dose. Hoje são três mil e que trezentas agencias no Brasil.


Participação: FUNASA-PI. CONAB-PI. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA) E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PREFEITURAS DO PIAUÍ.. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Amarante vai ter representantes


A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza no dia 16 de maio um encontro de orientação sobre a habilitação dos municípios junto ao Sistema Nacional de Defesa Civil. O novo sistema habilitará os municípios a receberem recursos para situações de emergência diretamente do Governo Federal.
Segundo o presidente da APPM, Arinaldo Leal, em reunião com o Ministro da Integração Nacional ainda no mês de março de 2013, a APPM, junto as demais associações do Nordeste, reivindicaram a disponibilização de recursos para ações emergenciais direto para os municípios.
“A resposta do Governo Federal para nossas reivindicações foi a solicitação para que os municípios se adequassem ao novo sistema da defesa civil, com a criação de uma coordenação municipal de defesa civil, com CNPJ e conta corrente individualizada para recebimento desses recursos, que virão por meio de um cartão emergencial”, explica Arinaldo.
O encontro acontece no dia 16 de maio de 2013, ás 8h30, no auditório da APPM. Este contará com a presença de Técnicos da Defesa Civil Estadual que procurarão solucionar as diversas dúvidas relativas a esse novo sistema, como a criação da coordenação, preenchimento dos formulários, cadastros, entre outros.

ESTÃO ABERTAS as inscrições pra oficinas de MÚSICA e DANÇA do PONTO DE CULTURA DE AMARANTE.

Inscrições abertas para aulas artísticas em música (violão, baixo, percussão, bateria) e dança para crianças e adolescentes de Amarante.

Os interessados devem se dirigir a sede do PONTO DE CULTURA, localizado na frente da Unidade Escolar Da Costa e Silva, postando documentação e taxa de inscrição no valor de 5 reais. As vagas são limitadas.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Amarante quer mais Teatro na Rua

O Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa formado em 2007 na cidade de João Pessoa a partir da reunião de alunos e profissionais das artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O principal objetivo do grupo é a pesquisa contínua da linguagem teatral com a finalidade de construir uma cena tipicamente brasileira. 








O grupo vem se destacando no cenário cultural com uma trajetória de sucesso e uma pesquisa especialmente voltada para as áreas da comicidade e do trabalho do ator, utilizando como matrizes para a construção da cena referenciais da cultura popular. As investigações visam o resgate da memória da dramaturgia nacional adaptada e relida para a realidade atual; o teatro como palco para o debate de ideias através da abordagem de questões pertinentes ao contexto histórico, político e social; e a busca por uma interpretação que dialogue com as manifestações tipicamente populares. 














O Grupo passou com muito sucesso pela Escadaria Da Costa e Silva na Cidade de Amarante, o publico presente prestigiou com carinho e entusiasmo a interpretação marcante desse grupo paraibano. As pessoas já querem mais ações desse tipo e as fotos mostram o sucesso que foi o evento. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Teatro Ser Tão passa por Amarante e deixa público encantado na Escadaria Da Costa e Silva

Esse imagem foi do primeiro dia de apresentação do Grupo Ser Tão de Teatro de João Pessoa na PB.

Mostra o sucesso do evento e prova que com atividades simples estamos movendo a cultura da Cidade.



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Grupo Ser Tão - A saga de Catirina e Mateus (Amarante-PI)

A passagem do Grupo Ser Tão de Teatro por Amarante, representou sem dúvida um novo momento na Gestão Cultural da Cidade pois, estamos incluídos com essa ação, dentro do circuito de apresentações de um grupo tão conceituado e internacionalmente conhecido o que abri espaço para que outros grupos venham também. A população em peso no evento concretizou a teoria de que os amarantinos gostam de cultura e provou a todas pessoas presentes, que cultura boa e diversificada fortalece a alma, aglutina pessoas e principalmente movimento e eleva o nível do cenário cultural da Cidade.

Amarante certamente percebeu a importância de termos ações que valorizem todos tipos de cultura e que com investimentos mínimos podemos fomentar hábitos saudáveis e assim evoluir culturalmente nossa população, que gosta e prestigia arte, nos seus mais diversos seguimentos.

Como sempre estamos incluindo em nosso discursos e ações, questões como a geração diversificada de ações culturais. As duas apresentações do projeto "Roda Ser Tão" que foi um projeto contemplado pelo prêmio Miriam Muniz de Fomento ao Teatro (FUNARTE). Prova que Amarante pode, deve e sabe muito bem consumir a boa arte.

Uniremos força no sentido de promover muito mais momentos assim, que integrem, valorizem nossa população por meio da arte.

Valdemar

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Grupo Ser Tão de João Pessoa PB, se apresenta nesse fim de semana no Mirante de Amarante.

O grupo Ser Tão Teatro de João Pessoa/PB está chegando aos estados do Maranhão e Piauí com o projeto Roda Ser Tão, que consiste na circulação dos espetáculos em repertório deste grupo teatral paraibano. O coletivo vem se destacando no cenário nacional com espetáculos que disseminam aspectos da cultura popular nordestina, e também por suas emblemáticas circulações pelo território nacional. Em 2010, circularam por 7 estados da região Nordeste com o espetáculo Farsa da Boa Preguiça. Já em 2011 levaram a peça Flor de Macambira para as 10 principais cidades ao longo do Rio São Francisco, e ainda marcaram presença nos principais festivais nacionais e internacionais do país. Agora aportam em terras maranhenses e piauienses trazendo na bagagem quase 1 tonelada de equipamentos, cenários, figurinos e adereços, através do Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2012, levando oficinas e espetáculos gratuitos ao público desses estados. A companhia estará nas cidades de São Luís, Bacabal e Pedreiras (MA), e nos municípios de Teresina e Amarante (PI), com as peças Flor de Macambira e Farsa da Boa Preguiça, ainda inéditas nos dois estados. Serão sempre dois dias em cada cidade, sendo um dia de apresentação da Flor e outro dia dedicado à Farsa. Além das apresentações dos espetáculos, o coletivo ministrará a oficina “Construindo a cena com o Ser Tão”, em Teresina (PI) e São Luís (MA), para atores e não-atores que queiram vivenciar um pouco da metodologia de trabalho do grupo. 






Sendo assim a passagem pelo grupo em Amarante, representa um ponto de inclusão de nossa cidade na circulação de grandes grupos e espetáculos. Se faz portanto necessário que os amarantinos entendam e valorizem esse evento como uma grande conquista tendo em vista que no circuito de apresentações o grupo escolheu apenas Teresina e Amarante no Estado Piauí.

ONDE? MIRANTE DA ESCADARIA "DA COSTA E SILVA", AMARANTE PIAUÍ.

QUANDO? SÁBADO DIA 04 E DOMINGO DIA 05 DE MAIO ÁS 19H.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

A festa do trabalhador em Amarante foi só alegria. 141 presentes sorteados aos amarantinos presentes.

Depois de uma boa caminhada a população se reunião no Ginásio Municipal para atrações artísticas e culturais e o sorteio de presentes, que já é uma tradição nesse dia.