terça-feira, 14 de maio de 2013

Relato


Associação Piauiense de Municípios Valorização. Integração. Compromisso. A Força do municipalismo faz o Piauí mais forte.
O que me chama atenção é justamente o fato de que o próprio nome do encontro já me possibilitar entender e acreditar nessa formula, é como se tivéssemos todos os ingredientes e só nos restasse juntar na medida certa para que o Piauí pudesse se desenvolver ainda mais.
Encontro APPM-PI 14 de maio de 2013, Teresina.
Foi explanado informações sobre o PAC 2. Programa do Governo Federal que fomentam ações para todo Brasil, serão investidos cerca de trinta bilhões e trezentos milhões para novos empreendimentos com projetos e convênios para o desenvolvimento dos municípios brasileiros ações como construção de Escolas, Creches, Pré –Escolas, Cidades digitais e as inscrições podem ser feitas até dia 04 de abril. Também foi apresentado por um representante da Caixa Econômica a portaria de 4 de abril, que estabelece prazo até dia 31 de maio para entrega de propostas das prefeitura para a Caixa Econômica, o prazo está acabando. Projetos que ajudem a desenvolver o mapa das famílias mais pobres do Brasil, com base no Programa Brasil sem Miséria além de termos também a possibilidade de desenvolver ações e parcerias com programas como: Bolsa Família, Bolsa verde, Assistência Brasil, PRONAC, Minha Casa Minha Vida, Fomentos as Atividades Produtivas Rurais, Assistência Social, Cultura, Cisternas, Brasil Alfabetizado, Tarifa Social de Energia Elétrica, além de mais de dezoito programas que utilizam o GodÚnico. Também informaram a importância da nomeação de um Gerente Municipal de Convenio e Contrato. (GMC) que será um servidor municipal que terá como atribuição acompanhar os processos. Essa pessoa será capacitada pela Caixa durante um dia com prévio agendamento; vão acontecer alguns encontros que serão divididos por regiões sendo que a região de Amarante será no dia 21 de junho do corrente ano. É importante que essa pessoa seja comunicativa, comunicação e comprometimento.
Depois um representante da FUNASA apresentou o Plano Nacional de Saneamento Básico que de acordo com a lei 11.445\07 e estabelece educação ambiental. Esse plano deve ser apresentado pela Gestão Municipal, a elaboração de cada município deve acontecer de forma coletiva e participativa sendo uma responsabilidade exclusiva do município a elaboração. A fiscalização do serviço e regulamentação pode ser terceirizada. O plano municipal deve abranger inúmeros aspectos dentre eles Resíduo do solo, Drenagem, Planejamento, Controle Social a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram colocadas as dificuldades encontradas nos municípios e entre eles resaltaram os recursos humanos capacitados para elaboração dos projetos. Os projetos precisa conter conjunto de situações, prioridades e metas e deve avaliar o estado de salubridade ambiental. Os municípios precisam criar uma política de saneamento para vinte anos para se enquadrar nos critérios exigidos para financiamento. Depois foi a vez do representante da CONAB- PAA que apresentou um perfil destinado a projetos oriundos a diversificação da produção a Secretaria do Desenvolvimento Territorial apoia projetos e ações que possibilitem desenvolvimento sustentável SDT, assim fomentam fortalecer e apoiar os territórios desenvolvendo cultura em cada região. Precisamos criar política de desenvolvimento territorial foram muitas informações, mas entendo que essas serem as mais relevantes para meu relato.
Sou artista e como artista encontro dificuldades no meu município para me desenvolver artisticamente em Amarante, precisei me jogar pra Teresina para continuar atuando. Os municípios podem desenvolver formas e ações coletivas. Entre os municípios não existe de fato um circuito de cultura, informações e mesmo serviços que possibilite nosso desenvolvimento enquanto Estado. São poucos investimentos para que esse circuito aconteça e para de fato existir um crescimento do Piauí. Por que, por exemplo, a Feira dos Municípios tem que acontecer em Teresina? Tendo em vista que todas as ações já acontecem aqui, Não seria hora de todos entendermos a importância de acontecer uma feira dessas em Picos, ou Floriano, ou Parnaíba, fazendo com que o circuito acontecesse de forma mais democrática.
Manhã de trabalho:
Tem se falado muito da “estiagem no Piauí” que é falta de chuva e despreparo dos governos e pessoas nesse sentido, pois foram muitos messes sem chover e todas as safras e frutos se prejudicaram. Graças a Deus a chuva chegou. Mas quero falar sobre a “estiagem de cultura” são muitos anos sem semear, e por consequência não se colher: dança, canto e teatro. São necessárias uma “contra tarefa” ”fundos de investimentos” “emendas” para que saiamos dessa estiagem cultura piauiense
Estiagem:
A Caixa ela apresenta inúmeros números referentes ao crescimento e investimentos feitos no Piauí embora esse crescimento tenha necessariamente acontecido de forma mais contundente no ramo imobiliário com programas e projetos de habitação e m cidades maiores quando não se cocentram em Teresina, pois ainda temos a ideia de que o Piauí se resume em Teresina. A caixa investiu com seis bilhões e vinte dói milhões de reais, e contratou oito mil pessoas em dois mil e dose. Hoje são três mil e que trezentas agencias no Brasil.

Valdemar



Nenhum comentário:

Postar um comentário