segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AMARANTE, CAPITAL DA CULTURA DO PIAUÍ.

Amarante volta a ser referência cultural.
Chegamos a conclusão de Amarante está respirando cultura  depois de avaliarmos os últimos eventos que já foram realizados na cidade esse ano, onde a cultura é pauta principal, assim possibilitado contato com outros grupos e cidades dando visibilidade a nossas atividades por meio de intercambio cultural.

Primeiro tivemos um dia dedicado à leitura. Criamos na Praça Quincas Castro um dia de atividades culturais, artísticas e lúdicas para crianças jovens e adultos. A partir de parcerias realizadas com as escolas da cidade pudemos fazer com que circulasse pelo evento alunos e alunas de todas as escolas de Amarante. Tudo isso como espaço dedicado a leitura na praça com livros vídeos disposto para o consumo da população amarantina e possíveis visitantes.
Depois realizamos o “Sarau Cultural” que aconteceu no Mirante de Amarante. Criamos lá um espaço para grupos de música, teatro e dança se apresentar com estrutura de som. O palco aberto foi criado para o surgimento de novos talentos e para participação de artistas já consolidados na noite amarantina e mostra de talentos estudantis.
A Passagem do grupo de teatro Ser Tão de João Pessoa-Paraíba foi outro importante momento na cultura de Amarante, pois se tratou de um circuito nacional com um dos melhores grupos de Rua do Nordeste e que puderam fazer um grande espetáculo na Escadaria da Costa e Silva em dois dias de grande público e surpreendente estrutura do trabalho artístico nunca visto em Amarante.
O Encontro Cultural de Amarante foi prova de organização e articulação, pois trouxe para uma estrutura montada na Escadaria da Costa e Silva o melhor do teatro, musica e dança do Piauí e também abriu espaço pra ocupação do Mercado Público para eventos culturais outra ação positiva do evento. Citamos a participação especial dos grupos: Música para todos, Valor de PI, All Stret Songs, Battali Cia de dança, Escola de teatro Gomes Campos, e as cidades de Regeneração, Agua Branca, Floriano, Angical.
A realização da conferencia de Cultura em Amarante proporcionou outro momento democrático e cívico a favor da cultura, juntando num mesmo espaço pessoas que valorizam a cultura e buscam melhorar a vida da população através dos benefícios da cultura.
A Conferência de Igualdade Racial pode nos colocar dentro de uma questão importante para a cidade em se tratando dos assuntos raciais e da quebra de preconceitos e valorização do povo negro em virtude de termos aqui o maior quilombo do Piauí.
O Dia da Independência aconteceu com brilho e estabeleceu parceria com outras secretarias e também possibilitou um momento de encontro com a cultura e o patriotismo.
O Grupo de teatro de Rua Margaridas possibilitou aos amarantinos contato com a arte feita em Belém do Pará e mais uma vez levou para a Escadaria da Costa e Silva um grande número de pessoas dispostas apreciarem a cultural.
A participação de Amarante na Conferencia Estadual de Cultural foi outro importante momento que colocou Amarante na pauta cultural do Estado além de mais uma vez incluir nossas propostas dentro do plano Estadual de Cultura para que assim possamos contar com mais benefícios para nossa cidade.

Estão previsto ainda a passagem da Épica Cia. De Criação e o grupo musical Batuque Elétrico, em atividades que estão sendo organizadas e que prometem movimentar a cidade de forma positiva e cultural.
Aguardem novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário