A dança criativa propõe às crianças um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas. Com um trabalho proposto nas aulas, sob a forma de jogo, a criança explora as suas possibilidades de ação e repouso, desenvolve a coordenação e a relação com a música. Por meio de pequenas coreografias, estimula-se o incremento da capacidade de memória da criança.
Essas aulas permitirão não só a realização de várias atividades expressivo-motoras, que desde a antiguidade foram consideradas entre as mais educativas, como também se tornarão um verdadeiro instrumento didático na escola, na vida social e na interdisciplinaridade tão desejada pelos programas de ensino escolar.
O ensino da psicomotricidade por meio da dança oferecerá a possibilidade de os alunos desenvolverem a capacidade de interiorizar conceitos topológicos e espaço-temporais construídos a partir da conjugação da música, suas imagens e sua emotividade.
Dessa forma, a educação motora, a educações sonora, musical e visual encontram neste projeto um aliado precioso, não só para se relacionarem entre si, mas também para se relacionarem com a história, geografia, literatura, línguas estrangeiras e teatro.
Assim, torna-se o ensino menos abstrato e mais focalizado, permitindo uma participação interpretativa e criativa e desenvolvendo conceitos psicomotores base, tais como coordenação, lateralidade, força e flexibilidade, para além de favorecerem a socialização por meio da aplicação de regras e descoberta de novos contextos estéticos e socioculturais.
Criar movimentos diferentes, sempre na forma de brincadeiras e numa constante interação com os colegas, já faz parte da rotina das crianças. Esse é o resultado de um longo projeto de dança, aplicado sistematicamente pela equipe, e não só em época de festas. “A dança ainda é entendida de forma equivocada por muitas escolas, que costumam apresentá-la somente nas datas comemorativas e na forma de reproduções de coreografias prontas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário